Suíca critica fim do programa ‘Mais Médicos’: “População pobre ficará ainda mais vulnerável
O fim do programa ‘Mais Médicos’ com a consequente retirada de Cuba do processo pegou muita gente de surpresa. De acordo com o vereador de Salvador, Luiz Carlos Suíca (PT), a questão vai resultar “em um profundo retrocesso no setor da saúde do país”.
Nesta quinta-feira (15), o edil petista comentou o caso e ratificou que a população mais pobre deve arcar com a consequência mais uma vez. “Famílias da zona rural e de municípios do interior vão amargar a falta de atenção básica, já que o programa foi criado justamente para sanar um déficit de médicos em todo o Brasil. Não é possível que o atual governo, com a conivência do presidente eleito, não perceba que o país precisa desses profissionais da saúde em plena atividade para atender o povo. Com o fim do programa, a população pobre ficará ainda mais vulnerável”, comenta Suíca.
Segundo dados, os cubanos representam 45% dos 18.240 profissionais que trabalham no ‘Mais Médicos’ atualmente no Brasil. O programa foi lançado em 2013, no governo de Dilma Rousseff (PT), para sanar o déficit de médicos no país, estimado pelo Ministério da Saúde em 54 mil profissionais na época. “Sem falar que a relação entre Cuba e o Brasil fica estremecida, e isso não pode acontecer. Cuba sempre foi parceiro nosso no processo”, completa.
Outras notícias
Prefeitura sanciona lei que inclui Festa de Olojá no calendário oficial de Salvador
16 de Dezembro de 2025
Pontos de Cidadania ampliam acesso a direitos e fortalecem cuidado à população em situação de rua em Salvador
15 de Dezembro de 2025
Salvador sedia seminário franco-brasileiro que marca avanço histórico na atenção obstétrica com ampliação da analgesia d
15 de Dezembro de 2025
Ame Pirajá realiza Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho
15 de Dezembro de 2025Ação promovida na unidade municipal administrada pelo INSV reforça a cultura de segurança, saúde e bem-estar dos profissionais
Município de Ibirapuã, no extremo sul, ganha destaque na CBN Educa+ por fortalecimento da educação inclusiva
15 de Dezembro de 2025O secretário Sérgio Mendes explicou como a gestão enfrentou a defasagem escolar e nivelou o aprendizado dos estudantes, fazendo alcançar um dos 40 melhores IDEBs da Bahia.
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023
Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019
Lexa se emociona ao comentar indicação no Prêmio Multishow: “Estar de pé já é uma vitória” 11 de Dezembro de 2025