Prefeito ACM Neto entrega projeto do novo PDDU à Câmara Municipal
O prefeito ACM Neto foi à Câmara Municipal, nesta quarta-feira (18), para apresentar e entregar o projeto de lei do novo PDDU (Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano).
De acordo com a prefeitura, o objetivo do projeto é promover a inclusão social com desenvolvimento econômico, estimulando o surgimento de polos de comércio e serviço nos bairros, aproveitando as potencialidades de cada região da cidade.
Uma das novidades é o tratamento dado às Zonas Especiais de Interesse Social, que são áreas demarcadas na cidade destinadas à habitação popular, onde a prefeitura vai trabalhar para enfrentar o problema da informalidade econômica flexibilizando as regras para a surgimento de pequenos negócios.
ACM Neto afirmou que o novo projeto é fruto de 15 meses de estudos e discussões sobre os mais diversos aspectos urbanos da capital.
— Ouvimos os melhores urbanistas do Brasil e do mundo. Milhares de cidadãos de todos os bairros. Fizemos o mais amplo e transparente debate já realizado sobre os rumos da nossa capital.
Segundo neto, o diagnóstico do PDDU mostrou que Salvador cresceu de maneira extremamente centralizada. As áreas de moradia se expandiram para todos os lados, enquanto as áreas de emprego ficaram concentradas em apenas dois eixos, no centro e na região do Iguatemi. Assim, o novo PDDU descentraliza e equilibra a cidade pela criação de seis grandes eixos.
— Para disseminar o desenvolvimento em cada um deles, o plano prevê a implantação de formas específicas de atrativos fiscais, novas regras de ocupação de terrenos, melhorias no sistema viário e no transporte público, entre outros instrumentos.
ACM Neto ressaltou que o novo PDDU também disciplina a distância e a altura de edifícios para permitir a circulação do vento na cidade, impedindo o surgimento de paredões de prédios, sobretudo na orla e nas zonas adensadas.
Da Redação|Bahia25Horas