Rodoviários ameaçam entrar em greve por conta de impasse com empresários
Nesta quinta-feira (3), foram divulgadas informações sobre uma suposta mobilização do Sindicato dos Rodoviários da Bahia. De acordo com Hélio Ferreira, presidente do sindicato, a ameaça de greve ocorre por conta do impasse entre rodoviários e os empresários, com relação ao PLR (Participação de Lucros e Resultados).
— Até o final desse ano a greve pode ser deflagrada, nós pedimos a intervenção da prefeitura e também do Ministério Público. Ainda não definimos data e, caso não entramos em acordo com os patrões, a mobilização vai acontecer. Mas, antes disso, a população vai ser avisada.
Conforme o sindicato, os empresários não estariam cumprindo com as etapas exigidas por lei, mediante o acordo firmado entre a categoria e os patrões.
— Cumprimos todas as etapas exigidas por lei, mas os empresários não. Estamos no final do ano sem uma definição da PLR, os trabalhadores não aceitam perder direitos.
Ainda de acordo com o Sindicato, o acordo que evitou a greve na Campanha Salarial de maio, fechado com a intermediação da SRTE (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego), previa que seria formada uma comissão paritária para definir o modelo de PLR que seria implementado na Bahia, mas em setembro, o sindicato solicitou novamente a intermediação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.
— Foram cinco reuniões que serviram para confirmar a intenção dos patrões de passar por cima do acordo. Chegamos a sugerir que pagasse um abono em 2015 e fossem discutidas as metas para 2016, mas eles não aceitaram, queriam fixar metas impossíveis de serem cumpridas em menos de dois meses.
Da Redação|Bahia25Horas