Joceval Rodrigues parabeniza a OAB-BA pela adoção da paridade de gênero e cotas raciais
Desde 2013, o processo de escolha da lista sêxtupla da advocacia é feita na OAB-BA por eleição direta, após a aprovação das medidas inclusivas novas regras serão adotadas para decidir quem ocupará a vaga de desembargador
Em sessão extraordinária na manhã desta sexta-feira (15), o Conselho Pleno da OAB da Bahia aprovou por unanimidade a adoção da equidade de gênero e cotas raciais como regras para a formação da lista sêxtupla do quinto constitucional. A convocação para a sessão extraordinária foi realizada na segunda-feira (11) pela presidente da Ordem na Bahia, Daniela Borges.
Após a aposentadoria do desembargador Lourival Trindade, a vaga no TJ-BA do quinto constitucional da advocacia foi aberta e a Seccional já recebeu o ofício do TJ-BA da abertura da vaga e vai iniciar o processo eleitoral para formação da lista sêxtupla com as novas regras desse processo.
Desde 2013, o processo de escolha da lista sêxtupla da advocacia é feita na OAB-BA por eleição direta, caminho que será mantido, para que seja formada a lista sêxtupla, que é encaminhada ao TJ-BA, onde se escolhe três nomes da lista e se encaminha para o governador do estado decidir quem ocupará a vaga de desembargador, mas diante das novas regras de inclusão.
“É um passo fundamental e histórico, já estava na hora de se ver um sistema de justiça verdadeiramente democrático e plural. Parabenizo a OAB-BA por essa decisão. É preciso que se promova a inclusão racial e de gênero independente do viés político para que se tenha um país justo para todos. Parabéns OAB.” comentou Joceval Rodrigues.
Outras notícias

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador
14 de Agosto de 2025

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo
12 de Agosto de 2025

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades
11 de Agosto de 2025

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio
07 de Agosto de 2025Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
