Campanha de vacinação contra gripe começa 30 de abril na BA, diz Sesab

A campanha de vacinação contra a gripe na Bahia ocorrerá no período de 30 de abril a 20 de maio, informou, nesta segunda-feira (4), a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Segundo o órgão, até o momento não há previsão para antecipação da data de início da campanha, pois as vacinas fornecidas pelo Ministério da Saúde ainda não chegaram a Salvador. Somente nesse ano, a Bahia registrou 10 casos da doença com duas mortes. Em todo país, o número de mortes já chega a 71, segundo o Ministério da Saúde.

A campanha é voltada para crianças de seis meses a menores de 5 anos, idosos (a partir de 60 anos), trabalhadores da área da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, presos e funcionários do sistema prisional.

Enquanto não chega a data de início da vacinação na rede pública, os pacientes encontram dificuldade para encontrar na rede particular doses de trivalente e tetravalente, que imunizam contra a gripe H1N1. Além disso, o remédio usado para tratar a gripe e casos suspeitos também está em falta nas farmácias.

Os preços médios das vacinas são R$ 90 da trivalente e R$ 130 a tetravalente. A tetravalente é uma vacina que oferece maior proteção, inclusive contra a Influenza B, que é outro tipo de gripe. Nas distribuidoras também está difícil conseguir as vacinas. "Nossos estoques acabaram zerando, mas estamos aguardando chegada da vacina ainda essa semana entre quarta e quinta-feira", destaca Katia Bulhões, enfermeira de um centro de vacinação particular da capital baiana.

Tharita Teixeira, gerente técnica de outro centro de vacinação particular diz que a situação não é diferente. "Nesse momento, a gente não tem vacina para vender. A partir de amanhã a gente vai fazer agendamento com pagamento prévio. Então o paciente já deixa a sua dose reservada e, quando a vacina chegar, a gente entre em contato e ele vem para que a gente possa fazer a administração", destaca.

 

Da Redação|Bahia25Horas

Outras notícias

ENTRETENIMENTO

“Axé é afro e não é da igreja”, alerta especialista sobre apagamento no gênero musical baiano

10 de Julho de 2025

POLÍTICA

Alex Santana reforça infraestrutura de municípios baianos com entrega de equipamentos

09 de Julho de 2025

POLÍTICA

“Estamos diante de um massacre disfarçado de comércio”, denuncia Marcelle Moraes sobre abate de jumentos na Bahia

09 de Julho de 2025

ENTRETENIMENTO

Circuito Furta-Cor promove formação e ocupações artísticas para pessoas LGBTQIAPN+ com foco em pessoas lésbicas

08 de Julho de 2025

Durante os meses de julho e agosto, o projeto oferece ciclo de oficinas gratuitas para formação em diversos temas de produções artísticas; o Circuito Furta-Cor ocupa, ainda, diferentes espaços da cena LGBTQIAPN+ no Centro Histórico, apresentando os resultados com mostras culturais

ECONOMIA

Salvador volta a ter voo direto para o Panamá; saiba quando

03 de Julho de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024