Salvador alcança patamar histórico de acompanhamento de saúde dos beneficiários do Bolsa Família
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou o acompanhamento das condicionalidades de saúde de mais de 288,7 mil beneficiários do Programa Bolsa Família em Salvador, na primeira vigência deste ano. A capital baiana atingiu a cobertura histórica de 73,7%, quando comparado com os últimos cinco anos.
Nos indicadores, destaca-se ainda o alto desempenho do município na cobertura vacinal e na avaliação do estado nutricional de crianças, com percentuais de 99,6% e 99,8%, respectivamente. Do total de gestantes beneficiárias acompanhadas pelo Bolsa Família, 99,8% estão com acesso ao pré-natal na rede básica.
O diretor da Atenção Primária à Saúde (APS), Augusto Vidreira, ressalta a importância do trabalho intersetorial das equipes da pasta e da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), que vem possibilitando o acompanhamento ativo dos beneficiários. “É o segundo semestre consecutivo que obtemos números expressivos de alcance do cuidado e acompanhamento da saúde desses usuários, potencializando a melhoria da qualidade de vida das famílias, das condições de saúde e a inclusão social”, comemora.
A coordenadora geral dos Distritos Sanitários de Salvador, Amália Magalhães, enfatiza a importância do acompanhamento das condicionalidades de saúde. “Através do comprometimento dos Distritos Sanitários e pacientes obtivemos resultados significativos, que asseguram às famílias o recebimento do benefício, e também o cuidado com a saúde por meio da realização do pré-natal, atualização do calendário vacinal e monitoramento nutricional das crianças”, destaca.