Mais de 100 pessoas receberam tratamento para esquistossomose em Lençóis
FOTO: REPRODUÇÃO
Segundo informações da SESAB mais de 100 pessoas já foram tratadas para esquistossomose em duas localidades do município de Lençóis. O órgão está no município depois de casos de turistas terem contraído a doença no início desde ano, após visitarem o Poção, localizado na Fazenda Santo Antônio. Três pontos turísticos foram interditados na Chapada Diamantina após os casos da doença.
Segundo a Sesab, o tratamento dos casos positivos começou no dia 31 de maio e, até o momento, 105 pessoas foram tratadas nas localidades Remanso e São José.
Ainda de acordo com a Sesab, em 20 localidades foram concluídos o levantamento coproscópico (diagnóstico realizado através do exame parasitológico das fezes) e cinco localidades estão com as atividades em andamento. "Quanto ao levantamento malacológico (estudo dos moluscos) foram realizadas pesquisas em 04 localidades que margeiam os rios", diz a secretaria, em nota.
No ano passado, em toda a Bahia foram notificados 532 casos da doença através do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) - para onde são encaminhadas informações de áreas não endêmicas, como é o caso de Lençóis - e outros 2.853 pela rede de atenção básica.