Saúde monta esquema especial para Lavagem do Bonfim
“Quem tem fé, vai a pé”. Esse é o lema dos devotos do Senhor do Bonfim que na próxima quinta-feira, 11 de janeiro, se vestem de branco para a Lavagem em reverência ao santo e seguem o cortejo da Igreja da Conceição da Praia, no Comércio, até a Colina Sagrada, no bairro do Bonfim. Mas, fazer essa caminhada de 8 quilômetros exige alguns cuidados para evitar a desidratação e o desgaste físico.
O coordenador médico de urgências e emergências hospitalar em Salvador, Ivan Paiva, dá algumas dicas para os fiéis e turistas que participarão da tradicional festa soteropolitana. “As pessoas devem sair de casa bem alimentadas e evitar o jejum antes de ir a festa. Usar o protetor solar, calçados confortáveis, roupas leves e levar a sua garrafa de água ou comprar a mineral industrializada para evitar a desidratação. Além disso, ter o cuidado com a ingestão de alimentos e saber a procedência deles”, alerta.
Paiva orienta as pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, fazer uso da medicação de rotina. Consultar o médico sobre o esforço que irá fazer no percurso também é necessário para evitar problemas no trajeto. O médico ressalta, para aquelas pessoas que exageram no álcool no fim do percurso quando termina a parte religiosa e começa a profana, a importância de beber com moderação e evitar confusão. "É importante que aquelas pessoas que vão fazer uso de bebidas alcoólicas não excedam. Historicamente, a alcoolemia é sempre uma das principais causas de admissões nos módulos de saúde. Por isso a dica é beber com moderação", explicou.
Para atendimento aos fiéis, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) montou um esquema especial. Soteropolitanos e turistas vão contar com um módulo assistencial montado ao lado da Colina Sagrada que vai funcionar das 10 às 22 horas. O espaço contará com cinco leitos e uma equipe de atendimento composta por dois médicos, dois enfermeiros e quatro técnicos de enfermagem.
Ficará à disposição da população ambulâncias do SAMU 192 para as ocorrências que necessitarem de transferências. Para os casos de maior complexidade, as Unidades de Pronto Atendimento Barris e Brotas também vão ficar na retaguarda para eventual necessidade.
Outras notícias

Salvador tem tempo chuvoso neste final de semana; veja previsão
23 de Maio de 2025

’Crime estampado na cara da sociedade’, brada vereadora Marcelle Moraes após invasão na Câmara de Salvador
23 de Maio de 2025

Confusão na Câmara tem porradaria entre PMs e Guardas Municipais
23 de Maio de 2025

Governo recua e revoga parte do aumento do IOF; veja mudanças
23 de Maio de 2025

Marcelle Moraes cobra revogação do EAD para o curso de medicina veterinária: ‘Irresponsabilidade Ministério da Educação’
22 de Maio de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
