Mulher morre de malária na cidade Wenceslau Guimarães, interior da Bahia
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) enviou equipes ao município de Wenceslau Guimarães após a confirmação da morte de uma mulher de 31 anos, identificada como Luciene Souza Santos, por conta de complicações com uma infecção por malária.
A pasta foi enviada ao município, foco do surto, para tentar evitar a proliferação da doença. Localizada a 290 km de Salvador, a cidade do baixo sul registrou, na zona rural, todos os 21 casos da enfermidade confirmados pela Sesab no estado da Bahia nos primeiros 22 dias de 2018.
A morte de Luciene, ocorrida na tarde desta segunda-feira, 22, no Hospital Costa do Cacau, em Ilhéus (distante 446 km da capital baiana), pode ser a segunda supostamente provocada pela malária este ano, conforme a secretaria.
Um outro óbito, de um homem de 33 anos, já havia sido identificada pelo órgão no dia 16 de janeiro, mas ainda está sob investigação se a doença foi mesmo a causa. Ao todo, de acordo com a Sesab, 261 pessoas da zona rural de Wenceslau Guimarães foram testadas em exames, para identificar possíveis novos infectados.