Prefeitura realiza monitoramento da qualidade da água nos circuitos do Carnaval
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Vigilância em Saúde Ambiental, intensificou o monitoramento da qualidade da água em camarotes, pousadas, hotéis e restaurantes localizados nos circuitos tradicionais da folia. A atividade visa garantir que baianos e turistas não contraiam doenças através do consumo de água imprópria. Desde o início do ano, os técnicos do órgão já inspecionaram mais de 120 estabelecimentos espalhados pelas regiões da Barra, Ondina, Campo Grande e Centro Histórico.
Os locais onde são detectadas amostras fora do padrão de potabilidade são orientados a resolver as inconformidades num prazo de 24 horas. “Uma parte dos estabelecimentos visitados apresentaram problemas com teor baixo de cloro ou turbidez. Quando encontradas irregularidades, o órgão solicita a imediata correção da inconformidade para que sejam mantidas as propriedades físico-químicas e microbiológicas da água”, afirmou Lourenço Oliveira, coordenador da Vigilância.
A contaminação da água registra todo ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos dois milhões de óbitos no mundo. No Brasil, aproximadamente 28 mil pessoas morrem anualmente por este motivo ou por doenças relacionadas à falta de tratamento da água e esgoto.