Postos de saúde intensificam vacinação contra febre amarela em Salvador
Após a divulgação da nota da Organização Mundial da Saúde (OMS) que coloca o Brasil em alerta para uma possível epidemia de febre amarela, os postos da capital baiana intensificam a vacinação contra a doença até o período do carnaval. A ação visa ampliar a cobertura vacinal em Salvador, além de reduzir a população suscetível à patologia num curto espaço de tempo.
“Entre dezembro de 2018 e janeiro desse ano foram confirmados 36 casos de febre amarela no Brasil nos estados do Paraná e São Paulo. Sabemos que o vírus está circulando no país e esse é um período que nossa cidade tem grande circulação de pessoas. Portanto é de suma importância que todos os indivíduos que compõem o público eletivo da vacina estejam protegidos na capital”, explicou Doiane Lemos, subcoordenadora de Doenças Imunopreveníveis.
Estima-se que 1,1 milhão de soteropolitanos ainda precisam se proteger contra a doença na capital baiana. A vacinação acontece de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 08 às 17 horas, em 89 unidades de referência para imunização contra a febre amarela.
O imunobiológico é administrado em dose única para o público entre 9 meses e 59 anos.O Ministério da Saúde afirma que a vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, para mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas. E para os indivíduos acima dos 60 anos e gestantes recomenda precauções. Sendo assim, para estes grupos a orientação é que a pessoa busque ajuda médica, cujo profissional de saúde avaliará o benefício e o risco da vacinação, levando em conta o risco de eventos adversos.
Número de casos - Dados da OMS dão conta que o Brasil pode estar vivendo terceira onda de surto da febre amarela da história. Nos últimos dois meses, foram contabilizados 36 episódios da patologia no país. As ocorrências se concentram em 11 municípios de São Paulo e Paraná: Eldorado (16), Jacupiranga (01), Iporanga (07), Cananeia (03), Cajati (02), Pariquera-Açu (01), Sete Barras (01), Vargem (01), Serra Negra (01), Antonina (01) e Adrianópolis (01). Cerca de 89% dos afetados foram homens, com média de idade de 43 anos. Ao menos 64% dos infectados são trabalhadores rurais.
Outras notícias

Cardeal da Silva celebra 63 anos com grandes nomes da música neste final de semana
01 de Agosto de 2025

Servo corta trecho: Mesmo durante o recesso parlamentar, Samuel Júnior cruza a Bahia para ouvir lideranças e comunidades
01 de Agosto de 2025

Luciano Pinheiro parabeniza Lauro de Freitas e destaca importância do município para a Bahia
01 de Agosto de 2025

Guarda Municipal poderá reforçar proteção ambiental nas áreas costeiras de Salvador
31 de Julho de 2025

Parto de quadrigêmeos emociona equipe da Maternidade José Maria de Magalhães, em Salvador
29 de Julho de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
