Bebê nasce com microcefalia na BA e Vigilância investiga relação com Zika

Um bebê nasceu com microcefalia na cidade de Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km deSalvador, na quarta-feira (18) e, segundo informações da direção do Hospital da Mulher, o caso está sob investigação para descobrir se há relação com o Zika Vírus. A paciente é moradora deAmélia Rodrigues, cidade a cerca de 28 km de Feira de Santana. Ainda segundo a unidade de saúde, a gestante relatou ter apresentado sintomas da vírus no sexto mês de gravidez.

"Não sabemos ainda se há relação com o Zika porque ela é uma paciente de outro município. A Vigilância Epidemiológia da cidade vai investigar o caso. Ela nos contou que no sexto mês de gravidez teve eritemas [lesões avermelhadas] na pele, mas não teve febre. Disse que foi em um posto de saúde da cidade dela e não falaram nada referente ao Zika. Ela só veio pra gente [Hospital da Mulher] e pariu. A Vigilância de Amélia Rodrigues vai à casa dela, vai investigar. Enfim, vai fazer um rastreamento, para ver se a microcefalia tem ligação com o Zika", explicou Charline Portugal, diretora do Hospital da Mulher.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o caso em Feira de Santanaainda não foi registrado pelo órgão.

Ainda segundo a pasta, a Bahia já possui 13 casos de microcefalia registrados formalmente em 2015. Já o Ministério da Saúde aponta oito casos da doença no estado.

A representante da Vigilância Epidemiológica de Feira de Santana, Maricélia Maia de Lima, confirmou que o caso de microcefalia da gestante de Amélica Rodrigues está sendo investigado em relação ao possível elo com o Zika Vírus. "Existe a suspeita, mas a gente não pode garantir, confirmar, se não temos um diagnóstico laboratorial. O que posso confirmar é que em Feira de Santana, não há nenhum registro oficial de microcefalia", disse, referindo-se ao fato de a paciente que deu à luz na cidade ser moradora do município vizinho.

Relação com zika vírus


O Ministério da Saúde informou que os casos de contaminação por zika vírus registrados no primeiro semestre são a "principal hipótese" para explicar o aumento da ocorrência de microcefalia no Nordeste.

A relação entre o zika vírus e a microcefalia ganhou força porque o micro-organismo foi identificado em duas gestantes da Paraíba. Elas apresentaram sintomas da infecção durante a gravidez e carregam bebês com microcefalia confirmada.

Exames laboratoriais encontraram o vírus no líquido amniótico, que envolve o bebê na gestação.

A Secretaria Estadual de Saúde da Bahia informou que está atenta à situação e realiza verificações regulares junto às maternidades, em virtude da incidência de zika virus e apura se os casos estão relacionados com a respectiva doença.

 

Fonte: G1/Bahia

Outras notícias

CIDADE

Novos quiosques e boxes beneficiam trabalhadores informais em Narandiba

22 de Novembro de 2024

CULTURA

Novembro Salvador Capital Afro: Banda Didá leva samba-reggae à Escadaria do Passo nesta sexta (22)

22 de Novembro de 2024

CIDADE

Prefeitura divulga lista de ambulantes cadastrados para festas populares de 2024/2025

22 de Novembro de 2024

SAÚDE

SMS promove ação de saúde voltada para ciclistas e motoboys de Salvador

22 de Novembro de 2024

SAÚDE

Saúde nos Bairros permanece no Largo do Bonfim até o próximo sábado (23)

22 de Novembro de 2024

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

O FENÔMENO DA BAIANA DE BIQUÍNI NO CHILE: Após ser flagrada por TV chilena posando só de biquíni na neve com - 6C 29 de Junho de 2024

Dia do Desejo proporciona cardápio diferenciado e momentos de alegria a pacientes do Hospital Municipal de Salvador 16 de Maio de 2024