Salvador monta estratégia para imunizar crianças de 5 a 11 anos
Com a inclusão de crianças entre 5 a 11 anos de idade no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, Salvador iniciará as aplicações dos imunizantes para este público ainda este mês, a partir do envio de vacinas pelo Ministério da Saúde, conforme divulgou a Secretaria de comunicação da Prefeitura de Salvador. O prefeito Bruno Reis explicou, nesta segunda-feira (10), todos os detalhes de como será feita a estratégia na capital baiana, que possui 149.214 pessoas cadastradas nessa faixa etária.
Em relação à vacinação Infantil, o gestou reiterou a recomendação para que todas as crianças sejam imunizadas e reforçou que, no que depender do poder público, todo o público-alvo será beneficiado. "Para os pais que desejarem vacinar seus filhos de 5 a 11 anos, a Prefeitura está preparada e recomenda a ação. A vacina tem cumprido o seu papel. A Bahia tem hoje mais de 400 casos ativos. Atualmente há muitas pessoas com sintomas, mas um número muito baixo de demanda de internação".
A vacinação será realizada com o imunizante da Pfizer (Comirnaty), autorizado para aplicação no público infantil pela Agência Nacional Vigilância Sanitária (Anvisa), com o intervalo de oito semanas entre a primeira e a segunda dose. A dose das crianças é menor que a dos adultos, mas tem a mesma eficácia, conforme demonstrado por estudos já publicados.
O imunizante possui composição específica para a faixa etária de 5 a 11 anos. Conforme preconizado, as doses não serão administradas junto com outras vacinas do calendário infantil, sendo recomendado, por precaução, um intervalo de 15 dias.
Dia da Criança – Com o tema “Dia da Criança é Dia de Vacina”, a proposta da Prefeitura para a vacinação infantil é criar um ambiente lúdico na tentativa de dirimir dúvidas e receios de país a respeito da vacinação infantil, proporcionando ações que possam ser atrativas para toda a família. "Nossa meta para o Dia da Criança é imunizar pelo menos 60 mil crianças", declarou a sanitarista e integrante do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública da SMS, Ana Paula Pitanga.
De acordo com a prefeitura, serão mais de 65 pontos espalhados pela cidade, a exemplos de shoppings, praças, Parque da Cidade (Itaigara) e drive-thrus, entre outros, funcionando das 8h às 18h. Para ter acesso à dose, a criança deve ter o nome no site da Secretaria Municipal da Saúde e os pais devem preencher declaração autorizando a vacinação dos filhos. Será necessário levar a declaração, original e cópia do cartão de vacina e do documento de identificação da criança a ser vacinada, assim como do pai ou da mãe que fez a declaração.
A ação será realizada por profissionais treinados para atendimento a crianças. Além disso, haverá iniciativas para tornar o momento da vacinação mais lúdico e atrativo para os pequenos. Para isso, a Prefeitura terá apoio do Le Cirque, programa Ruas de Lazer, da Diretoria Geral de Esportes da Sempre, e do DJ Anderson Martins.
Números - Com 99% do público-alvo vacinado com a primeira dose, Salvador possui 90% de vacinados com a segunda dose e 25% imunizados com a dose de reforço. "Isso faz com que, mesmo infectadas, as pessoas demandem menos internação em leitos de UTI. Hoje 85% dos internados são pessoas que não completaram o ciclo vacinal, com uma demanda maior de pacientes oriundos de cidades do interior do estado. Por conta disso, estamos ampliando os serviços, aumentando leitos de UTI, reativando os gripários e ações afins", reiterou o prefeito Bruno Reis.
Outras notícias

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador
14 de Agosto de 2025

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo
12 de Agosto de 2025

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades
11 de Agosto de 2025

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio
07 de Agosto de 2025Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
