Salvador reforça rede de urgência e emergência com quatro Mini UPAs e mais um Gripário

Unidades que serão administradas pela FABAMED devem estar em pelo funcionamento até sexta-feira (21)

 

Como parte da estratégia municipal para garantir assistência à saúde aos pacientes da rede de urgência e emergência em Salvador, a Prefeitura remodelará o funcionamento de quatro unidades de saúde da cidade para funcionar como Mini UPAs, operando em regime 24 horas, durante todos os dias da semana.

 

O modelo assistencial será implantado nas USFs - Unidades de Saúde da Família do IAPI, Pirajá, Imbuí e Itapuã. Cada estrutura contará com leitos exclusivos para infectados com a Covid-19, inclusive de estabilização.

 

Cada unidade será composta por cerca de 80 profissionais entre médicos, enfermeiros, assistente social, farmacêutico, nutricionista, técnico de enfermagem e demais trabalhadores. As Mini UPAs terão a capacidade de atender cerca de 250 pessoas por dia em cada unidade.

 

Além das Mini UPAs, a gestão municipal também reabrirá o Gripário Pirajá/Santo Inácio para o acolhimento de urgência exclusivo para os pacientes com sintomas gripais. Todos os novos equipamentos já devem estar em pleno funcionamento até a próxima sexta-feira (21).

 

O objetivo da Secretaria Municipal da Saúde é reduzir a superlotação nas UPAs e Gripários da cidade causada principalmente pelo avanço da ômicron, o surto de gripe e a demanda reprimida de pacientes que tiveram AVC, infarto ou tratam câncer durante a pandemia.

 

“Salvador já possui em funcionamento uma rede UPAs maior que o preconizado pelo Ministério da Saúde. No entanto, por conta de uma série de fatores epidemiológicos que estamos vivendo, mesmo com uma rede robusta, não estamos conseguindo dar vazão ao acolhimento dos pacientes. Com a reabertura de mais um Gripário e a remodelagem das quatro Mini UPAs temos a expectativa de aliviar o sistema e dar maior acesso aos serviços de saúde à população soteropolitana”, afirmou Leo Prates, secretário municipal da Saúde.

 

Os locais serão administrados pela Fundação ABM de Pesquisa e Extensão na Área da Saúde (FABAMED), Organização Social que possui expertise no gerenciamento e operacionalização desse tipo de unidade. 

 

“Em 2021, vencemos o certame público para a administração dos quatro pontos de urgência que funcionaram semelhantemente às Mini UPAs. Portanto, temos o know-how para esse perfil de unidade de saúde, com equipes qualificadas para prestação de uma assistência resoluta, humanizada e segura para o paciente”, explicou José Saturnino Rodrigues, presidente da FABAMED.

Outras notícias

POLÍTICA

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador

14 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo

12 de Agosto de 2025

CIDADE

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades

11 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade

07 de Agosto de 2025

EDUCAÇÃO

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio

07 de Agosto de 2025

Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024