DIA NACIONAL DA IMUNIZAÇÃO: Salvador conta com 156 salas de imunização para aplicação das vacinas

A pandemia da COVID-19 reforçou a importância das vacinas para proteção contra as mais diversas doenças. O povo brasileiro é exemplo disso mundo afora, graças aos programas e campanhas de imunização feitas pelo Sistema Único de Saúde. Nesta quarta-feira (9), Dia Nacional da Imunização, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) chama a atenção dos soteropolitanos para a importância das vacinas, tanto para o indivíduo como para a saúde coletiva. Nesse sentido, Salvador conta com 156 salas de imunização para garantir a aplicação de vacinas contra diversas doenças. 

 

Para o secretário municipal da Saúde, Decio Martins, a eficiência do Sistema Único de Saúde é reconhecida internacionalmente, inclusive no âmbito das vacinas. O gestor reitera que manter a vacinação em dia, mesmo na fase adulta, é um dos melhores métodos para evitar doenças e infecções. “Por isso atuamos diariamente para garantir que não só as campanhas de vacinação, quanto a imunização contra diversas outras doenças tenham êxito e ampliação máxima de cobertura. Este é um dia importante para a conscientização geral da população quanto importância da vacina, pois já está mais do que claro que salva vidas, temos visto isso!”, destaca.

 

De acordo com a coordenadora de imunização da SMS, Doiane Lemos, este é um dia importante, dia de celebrar a vida, dado que a imunização gera longevidade, protege o indivíduo e a coletividade. “A Covid trouxe esse aprendizado prático quanto a importância da vacina e da imunização no impacto de uma doença, na redução do número de casos, taxa de internamento, óbitos (vidas perdidas), além da flexibilização das medidas protetivas e a retomada das atividades econômicas. ”, considera.

 

Doiane destaca que o nosso país tem um Programa Nacional de Imunizações (PNI) reconhecido internacionalmente. “O PNI municipal operacionaliza as estratégias de vacinação e, tem a nobre missão de levar a vacina considerando os princípios do SUS (universalidade, equidade, integralidade, etc.)”, explica a especialista, acrescentando que: “Precisamos resgatar a importância da imunização, falar sobre as vacinas disponíveis, fornecidas gratuitamente pelo SUS e que protegem contra doenças que podem gerar o adoecimento, complicações, sequelas e óbitos”. 

 

Doenças como o Sarampo, caxumba, catapora, hepatites, meningite, poliomielite, tétano, coqueluche, difteria, gripe, rubéola, diarreia por Rotavírus, febre amarela, pneumonias são exemplos de doenças imunopreveníveis (preveníveis por vacinas).  “Vacinar é um ato de cuidado que pode salvar vidas, vez que  “ao entrarem no organismo, as vacinas, que possuem moléculas mortas ou atenuadas, fazem com o que o sistema imunológico reaja e produza os anticorpos necessários à defesa contra os agentes, o que torna o corpo imune a eles e às doenças que eles causam, daí a extrema importância de a população seguir o calendário de vacinação”, finaliza a coordenadora de imunização da SMS.

 

Vacinação em Salvador

 

Atualmente, a Prefeitura de Salvador realiza três campanhas de vacinação, sendo estas, a campanha de vacinação contra Covid-19, a campanha de vacinação contra influenza (vírus da gripe)  e a campanha de vacinação contra o sarampo.
Até esta quarta-feira (09), 96% da população soteropolitana está com esquema vacinal contra a covid-19 completo. Contra o sarampo 23,54 % do público alvo foi imunizado e 27,62% contra a gripe. 
As vacinas são aplicadas nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. Os soteropolitanos  também podem acompanhar o cronograma de vacinação, endereços e mais informações no site http://www.saude.salvador.ba.gov.br/. 

 

Tipos de vacinas

 

As 156 salas de imunização em Salvador dispõe de todas as vacinas preconizadas no Calendário Básico do Ministério da Saúde (SMS), sendo estas: BCG,Hepatite B,Penta, Pólio inativada, Pólio oral, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre amarela,Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), Tetra viral (sarampo, caxumba e rubéola e varicela), DTP, Hepatite A, Varicela,, Difteria e tétano adulto (dT), Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente, dTpa, Influenza (esta ofertada durante Campanha anual) e Pneumocócica 23-valente (Pneumo 23)

 

Campanha de Covid-19

Na cidade de Salvador, adolescentes de 12 a 17 anos, já estão elegíveis para tomar a terceira dose de reforço, sendo necessário esperar o período de 4 meses após a segunda dose. Além disso, pessoas acima de 50 anos e profissionais de saúde estarão elegíveis a partir desta sexta-feira (10) para tomar a quarta dose da vacina, considerando também o intervalo de 4 meses após a terceira dose.

Outras notícias

POLÍTICA

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador

14 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo

12 de Agosto de 2025

CIDADE

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades

11 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade

07 de Agosto de 2025

EDUCAÇÃO

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio

07 de Agosto de 2025

Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024