População celebra Dia de Reis na Lapinha
A manhã desta segunda-feira (6) foi de alegria e muita festividade na região da Lapinha, com a comemoração do Dia dos Santos Reis ou simplesmente Dia de Reis. O ponto alto da programação teve início às 6h, com a tradicional alvorada festiva, seguida da recitação do Santo Terço e da solenidade da epifania do Senhor. As comemorações marcam o fim das celebrações católicas em alusão ao nascimento de Jesus Cristo, que recebeu a visita e presentes dos três Reis Magos, em Belém, guiados por uma estrela.
Vindo de Cipó, no interior do estado da Bahia, o servidor público Nouri Cruz, de 59 anos, conta que participa do Dia de Reis desde a infância. “Mas é a primeira vez que participo do Dia de Reis aqui em Salvador e estou encantado. A igreja é muito bonita, o sermão foi edificador, além de termos os personagens presentes durante a celebração, os três Reis Magos e o povo de Deus. Isso traz um brilho mais especial para o dia”, disse.
Bençãos e orações – Quem também aproveitou a oportunidade para receber bênçãos e orações foram os aniversariantes do dia, que lotaram a igreja, vindos de diversos bairros da cidade. Moradora do Conjunto Pirajá, Raiara Maria Souza levou o filho, Arthur Miguel, de três anos, para participar da festa pela primeira vez.
“Como ele nasceu no dia 6, Dia de Reis, resolvi trazê-lo para conhecer a festa e a tradição. Essa foi a nossa primeira vez aqui, mas é algo que vou fazer também nos próximos anos. Estaremos aqui para louvar e celebrar esse aniversário com muita fé”, explicou Raiara.
Programação – A Festa dos Santos Reis foi iniciada na última sexta-feira (3), e acontece na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Largo da Lapinha. O tema deste ano é “Celebrando o Jubileu de Esperança, com os Santos Reis vamos ao encontro do nosso único Salvador”.
Na área central do Largo da Lapinha foi instalado um palco para apresentações musicais, além de barracas comerciais para os ambulantes. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Salvador, através da atuação de 16 agentes de fiscalização da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb).
A programação se estende ao longo do dia com a missa festiva com o Apostolado da Oração, concentração dos ministros da Eucaristia, apresentação do Coral da Polícia Militar e Santa Missa de encerramento dos festejos, que acontecerá às 20h.
História – O Dia de Reis tem origem na tradição católica que lembra o dia em que Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita dos Reis Magos Belchior, Gaspar e Baltazar, vindos do oriente, guiados por uma estrela. Os três Reis Magos levaram para Jesus ouro, incenso e mirra, que representam as três dimensões de Cristo: a realeza, a divindade e a humanidade (o óleo da mirra servia para embalsamar os mortos). Tais presentes simbolizam, ainda, o futuro da missão de Jesus.
A intenção dos evangelistas, ao mostrarem os Magos do Oriente, foi ensinar que o Cristo veio não apenas para o povo de Israel, mas para todos os povos e nações do mundo.
Reportagem: Letícia Silva/Secom PMS
Outras notícias
Comércio terá mudanças viárias durante a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia
05 de Dezembro de 2025
Prefeitura inicia projeto de fortalecimento da Atenção Primária em parceria com o IEPS e instituições nacionais
05 de Dezembro de 2025
Muniz diz que Cine Excelsior ainda pode ser recuperado para nova sede da Câmara de Salvador
05 de Dezembro de 2025
Natal no Centro Histórico terá esquema de segurança reforçado com reconhecimento facial, revistas e monitoramento
05 de Dezembro de 2025
Otto Filho já tem maioria assegurada para ocupar vaga no TCE-BA
05 de Dezembro de 2025
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023
Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019
Guns N’ Roses inicia venda de ingressos para show em Salvador; confira valores 03 de Dezembro de 2025