Ocupação hoteleira para o Réveillon tem crescimento de 30%

FOTO: REPRODUÇÃO

Entre os meses de novembro e dezembro de 2017, a rede hoteleira de Salvador registrou um aumento de 30% nas reservas para as festas de fim de ano, se comparado ao mesmo período em 2016. O número é da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), e vai ao encontro do que o trade turístico da cidade já havia adiantado para a alta estação.

Salvador conta, atualmente, com 40 mil leitos distribuídos em hotéis, motéis, hostels, albergues e pousadas. “A procura para os períodos festivos, em especial Réveillon e Carnaval tem crescido bastante, ainda mais se comparado aos anos anteriores. E esses bons números se estendem pelo verão, oscilando entre 15% e 20%, até fevereiro, quando voltam a atingir o pico, devido aos visitantes que chegam para a folia, quando a expectativa de ocupação terá crescido em torno de 22%”, destaca Glicério Lemos, presidente da secção baiana da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih).De acordo com o presidente da Abih, o trabalho de reconstrução da cidade proporcionado pela Prefeitura e as ações de promoção do “Produto Salvador” fora da capital baiana foram fundamentais para a retomada do fluxo turístico. “Por conta disso, dos anúncios antecipados da estrutura e grade das festas, o setor está bastante otimista para a alta estação.

A parceria com a Prefeitura só faz bem ao setor hoteleiro, pois é uma ação em que todos ganham”, diz.”A expectativa para o verão já era bastante positiva em virtude de sinalização da própria Abih, informando que Salvador terá 100% de ocupação hoteleira durante os festejos de fim de ano. Claro que nossa expectativa é que não apenas os hotéis estejam plenamente ocupados, mas queremos também que os visitantes possam alugar imóveis na cidade, e possam passar o Festival da Virada na casa de amigos e parentes. Nosso intuito é fazer dessa festa a segunda em importância na capital baiana, atrás apenas do Carnaval, cujas projeções de venda de pacotes e reservas têm sido bastante satisfatórias”, explica o titular da Secult, Cláudio Tinoco.O secretário destaca ainda a importância da mudança do local da virada – que deixou a Praça Cairu, no Comércio, rumo à orla da Boca do Rio. “É um espaço muito mais amplo e confortável para baianos e turistas de todos os recantos do estado, além dos nacionais e estrangeiros. Aqueles que quiserem e puderem buscar por um pouco mais de conforto podem ainda optar por passar o Réveillon em um dos dois camarotes licitados pela Prefeitura para a festa, onde terão serviço, infraestrutura e segurança”, finaliza.Salvador fecha o ano com um aumento de mais de 9% na taxa de ocupação hoteleira, se comparado a 2016. “Este crescimento ocorre desde o início do ano, quando pudemos contabilizá-lo mês a mês, trazendo um importante fluxo de turistas para a cidade. Isso ajudou a estancar a curva de queda apresentada nos últimos três anos, ampliando a quantidade de visitantes em Salvador, resultando em uma taxa de ocupação 9% maior que no ano anterior”, continua Tinoco.

Outras notícias

CIDADE

Comércio terá mudanças viárias durante a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia

05 de Dezembro de 2025

SAÚDE

Prefeitura inicia projeto de fortalecimento da Atenção Primária em parceria com o IEPS e instituições nacionais

05 de Dezembro de 2025

POLÍTICA

Muniz diz que Cine Excelsior ainda pode ser recuperado para nova sede da Câmara de Salvador

05 de Dezembro de 2025

CIDADE

Natal no Centro Histórico terá esquema de segurança reforçado com reconhecimento facial, revistas e monitoramento

05 de Dezembro de 2025

POLÍTICA

Otto Filho já tem maioria assegurada para ocupar vaga no TCE-BA

05 de Dezembro de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Guns N’ Roses inicia venda de ingressos para show em Salvador; confira valores 03 de Dezembro de 2025

Mãe de Mel Maia é encontrada morta no Rio de Janeiro 28 de Novembro de 2025