Saúde faz avaliação positiva do Plano de Contingência executado durante “apagão”

 

A Secretaria Municipal da Saúde de Salvador fez uma avaliação positiva do Plano de Contingência executado pela pasta para garantir o socorro à vida, durante o apagão de energia no país, ocorrido nesta terça-feira (15). Nas primeiras horas da manhã, pontos focais da SMS deram início ao monitoramento presencial da rede composta por 17 unidades de urgência e emergência, bem como foram acionados todos os geradores desses equipamentos assistenciais. Durante a intercorrência, 1.043 pacientes foram acolhidos pela classificação de risco dessas unidades e 74 assistidos nas salas vermelhas, sendo 10 em ventilação mecânica.

“Nossa primeira preocupação foi garantir o fornecimento de energia através dos nossos geradores, que foram prontamente ligados. Mas a autonomia de cada um deles nos preocupava, uma vez que poderiam durar até 6 horas ininterruptas. Tínhamos combustível, mas, ainda assim, entramos em contato com os fornecedores para garantir estoque extra no caso de prolongamento da falta de energia na cidade”, descreveu a vice-prefeita e secretária da pasta, Ana Paula Matos.

O Hospital Municipal de Salvador funcionou normalmente. Na rede ambulatorial – postos básicos e multicentros – os pacientes tiveram as consultas e procedimentos remarcados. Os imunológicos foram preservados pelas câmeras frias, que têm autonomia de 48 horas.

Durante o “apagão”, mesmo dispondo de gerador e sistema em pleno funcionamento, as operadoras de telefonia não completavam as chamadas para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), motivo pelo qual tiveram de ser redirecionadas para o 190. Com o restabelecimento do serviço prestado pelas empresas de telecomunicação, as ligações voltaram a ser feitas normalmente ao 192 a partir do meio-dia.

A pasta manteve ainda articulação com demais órgãos da Prefeitura, como a Diretoria de Iluminação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Dsip/Semop), Defesa Civil de Salvador (Codesal) e Secretaria Municipal de Gestão (Semge), além de empresas envolvidas, como a Coelba. “Graças a Deus, ao trabalho das equipes e às articulações intersetoriais e institucionais, o trabalho do plano de contingência conseguiu manter os serviços essenciais em saúde em funcionamento”, finalizou Ana Paula.

Texto: Ascom/SMS PMS

Outras notícias

CIDADE

'Auxílio Mobilidade': desempregados podem ter transporte grátis em Salvador

18 de Agosto de 2025

CIDADE

Agosto Lilás: campanha leva feira, palestras e serviços ao Center Lapa até o dia 22

18 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Leo Prates participa de audiência pública para debater aviação regional em Vitória da Conquista

18 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável

15 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador

14 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024