CODECON deflagra Operação Natal para coibir práticas abusivas
Na semana que antecede as celebrações natalinas, a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (CODECON), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP), deu início à Operação Natal nesta segunda-feira (18), com previsão de continuidade até o dia 22 de dezembro. O objetivo central da operação é intensificar as fiscalizações nos estabelecimentos mais procurados durante este período, abrangendo lojas de roupas, calçados, decoração e eletrônicos, assim como restaurantes e bares localizados nas proximidades das vilas municipais de Natal.
A Operação Natal faz parte do calendário anual de ações da CODECON para coibir práticas abusivas, que podem crescer devido às grandes ofertas e procura por presentes. O Diretor-geral da CODECON, Zilton Netto, explica: “Realizamos um trabalho preventivo, conscientizando os lojistas ao longo do ano, utilizando os setores de educação e fiscalização de forma integrada. Nos períodos em que o movimento aumenta no comércio, intensificamos nossas fiscalizações para garantir que os consumidores possam aproveitar as ofertas sem aborrecimentos, com seus direitos garantidos”, enfatizou Netto.
Neste ano, a fiscalização também ocorrerá durante a noite com o plantão natalino, visando monitorar o comércio próximo às vilas natalinas municipais durante o horário de pico. Os estabelecimentos notificados terão um prazo de até 20 dias para regularizar as pendências, e em situações mais severas, sujeitas à autuação, as multas podem variar de R$900,00 a R$9 milhões.
Para denunciar irregularidades, os consumidores devem entrar em contato com a CODECON através dos canais oficiais: o Aplicativo Codecon Mobile, o Aplicativo Fala Salvador, o site (www.codecon.salvador.ba.gov.br), o portal do Fala Salvador (www.falasalvador.ba.gov.br ) ou através da Central de Atendimento Disque Salvador no número 156. A Central Municipal de Atendimento ao Consumidor opera de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 8h às 17h, na Rua Chile, nº 3, Centro. Para obter orientações adicionais, os cidadãos podem ligar para o número (71) 3202-6270 ou acessar as redes sociais do órgão.
Outras notícias

Projeto na Câmara busca responsabilizar empresas em casos de suicídio por assédio moral
22 de Agosto de 2025

Deputado baiano critica indiciamento de Silas Malafaia por se manifestar contra Alexandre de Moraes
21 de Agosto de 2025

Simm oferece 167 vagas para esta quarta-feira (20) Simm oferece 167 vagas para esta quarta-feira (20)
20 de Agosto de 2025

Operação Falso Crédito: trio é preso por fraudes contra idosos do INSS
20 de Agosto de 2025

Vitória retorna aos treinos com foco no jogo contra o Flamengo
20 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
