CCZ reforça combate à dengue em locais que receberam festejos de Carnaval
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), prossegue com a operação pós-Carnaval de combate à dengue, em Salvador. Na segunda-feira (19), a ação ocorreu no Campo Grande, onde houve atividade de UVB pesada, conhecida como carro fumacê, e também nos bairros da Barra, Ondina, Garcia, Nordeste de Amaralina e Itapuã. Nesta terça-feira (20), os agentes seguem com a operação no Centro Histórico de Salvador, Pau da Lima, Cajazeiras, Liberdade e Periperi.
De acordo com a coordenadora do CCZ, Isolina Miguez, a iniciativa acontece sempre que ocorrem grandes eventos na cidade, a exemplo do Carnaval, festas populares e do Festival Virada Salvador. Antes das festas, as equipes fazem uma varredura, inspecionando as ruas circunvizinhas à folia, aplicando o inseticida, para, caso haja uma circulação viral, que ocorra em menor quantidade naquela região. Além disso, durante o tratamento focal, é aplicado o larvicida (em forma de pastilhas), tratando possíveis focos e eliminando criadouros.
"O que pode ser eliminado, eliminamos. Agora, fazemos a borrifação com o inseticida para diminuir a quantidade de mosquitos e, como recebemos muitos visitantes, temos que fazer o pós, porque mesmo com a inspeção e com o fumacê, pode ter ficado criadouro, produzindo novos mosquitos. E eles podem ter picado outras pessoas, contaminando os mosquitos. Por isso, é feita a segunda etapa", conta a gestora.
"A cidade estava lotada de pessoas em todos os circuitos. Com isso, algum folião com dengue, porém assintomático, pode infectar estes mosquitos. Por isso, essas são essas atividades necessárias e fundamentais dentro do ciclo do mosquito transmissor de arboviroses”, explica a vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos.
Mutirões – Desde setembro de 2023, a SMS vem promovendo ações de abertura de imóveis abandonados com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e com a Guarda Civil Municipal (GCM), fazendo remoção mecânica, colocando larvicida e inseticida nesses locais. Além disso, junto com a Limpurb foram feitos mutirões com acumuladores e de limpeza de modo geral e, junto com a Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), limpando os canais.
As ações fizeram com que os resultados, até agora – na contramão do Brasil - sejam de diminuição. Em média, a capital baiana tem registrado índice menor a 60% em relação a casos suspeitos e confirmados em 2023 para 2024.
Mesmo assim, apesar dos cuidados e resultados, os trabalhos continuam sendo reforçados. “Nós continuamos trabalhando, porque sabemos que momentos como os últimos dias, em que choveu, a água parada pode até acumular. Então, a Prefeitura está fazendo tudo com a prevenção, dando uma amostra ao Brasil de como é que se faz, com limpeza, com organização, com estrutura”, completa Ana Paula.
Apesar das ações municipais, também cabe ao cidadão fazer a sua parte. "Nosso objetivo é diminuir ao máximo a proliferação e os criadouros, pois Salvador tem toda a condição para o mosquito se reproduzir: água e calor. Quando chove, alimenta os criadouros, então é difícil erradicar. Outra coisa importante é que 85% dos focos são intradomiciliares. Então pedimos aos cidadãos que tenham um olhar de agente de endemia dentro de casa e, se por acaso a pessoa ver o foco, um tanque aberto, uma piscina sem tratar, alguma coisa que possa armazenar água, ligue para o 156 que vamos direcionar uma equipe para inspecionar", finaliza a coordenadora do CCZ.
Reportagem: Ana Virgínia Vilalva/Secom PMS
Outras notícias

Leo Prates lamenta morte do Papa Francisco e ressalta relevância do líder religioso para o mundo: ‘Legado eterno’
21 de Abril de 2025

Coronel Robson Pacheco assume chefia de gabinete do vice-governador Geraldo Júnior
20 de Abril de 2025

Deputado Alex Santana quer acabar com contagem de dias úteis para pagamento de salários; entenda a proposta
15 de Abril de 2025Segundo o projeto do parlamentar, a remuneração deve ser feita no 5º dia do mês para garantir segurança no orçamento dos trabalhadores

Projeto na Câmara de Salvador propõe a transformação do tradicional Sebo Brandão em biblioteca municipal
15 de Abril de 2025

Leo Prates participa de seminário da Frente Parlamentar do Empreendedorismo em Salvador
14 de Abril de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
