Defesa Civil abre inscrições para nova turma de capacitação de voluntários
Estão abertas as inscrições para os cidadãos que desejarem se tornar voluntários em ações de prevenção e defesa civil na capital baiana. A seleção é feita através da Defesa Civil de Salvador (Codesal) mediante participação no curso de capacitação que será ministrado pelo órgão na sexta-feira (1º), às 8h, no auditório da Codesal, na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô).
Durante a capacitação serão abordados temas como percepção de risco, mudanças climáticas, defesa civil institucional, orientações e dicas de primeiros socorros. Ao final do minicurso, os novos voluntários receberão certificado.
De acordo com a subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas da Codesal, Fabiana Santana, após a formação, o voluntário deve atuar como um multiplicador das ações de defesa civil na sociedade. “O programa de voluntariado foi criado para que o cidadão compreenda a importância da sua atuação na redução de riscos com potencial de provocar acidentes, estimulando-o a se tornar um colaborador nas ações promovidas pelo órgão”, explica.
Como voluntário, o indivíduo também pode ajudar nas atividades de informação, instrução e mobilização da população em relação aos riscos de desastres e ações de socorro e resposta, no caso da ocorrência de desastres. No ano passado foram realizadas 11 capacitações, com 380 novos colaboradores formados.
Funcionamento – O programa de Voluntariado da Defesa Civil foi instituído pelo Decreto 26.459/2015 e a formação é feita todos os meses, com capacidade de receber até 60 pessoas. A atividade é realizada em conformidade com a Lei Federal nº 9.608/1998, não gerando vínculo empregatício nem remuneração de qualquer tipo, devendo para tanto o interessado assinar o correspondente Termo de Adesão ao Serviço Voluntário.
Para participar é necessário realizar a inscrição através do site da Codesal, no endereço www.defesacivil.salvador.ba.gov.br, seção “Seja Voluntário”. Após inscrição, o cidadão deve aguardar o contato do órgão através do e-mail ou telefone para confirmação.
Reportagem: Letícia Silva/Secom PMS