Receita Federal apreende 1,3 tonelada de cocaína em porto e tráfico tem prejuízo de R$ 330 milhões
Uma apreensão de peso foi realizada pela Receita Federal na última quarta-feira (27), no Porto do Rio de Janeiro, onde foi encontrada 1,3 tonelada de cocaína. O material estava escondido em 48 sacas de café que iriam para a Bélgica, na Europa.
A droga, avaliada em R$ 330 milhões, foi levada para a Superintendência da Polícia Federal, na Praça Mauá, no Centro do Rio. Foram necessárias quatro horas para que todo o material apreendido fosse contabilizado, e a ação precisou do apoio de militares da Marinha.
Segundo a Receita Federal, a carga de café, que tinha 320 sacas, foi selecionada para fiscalização. O material, então, foi encontrado em contêineres que seriam exportados para a Europa. Com cães farejadores, os agentes descobriram a cocaína escondida.
A Polícia Federal ficará encarregada de abrir um inquérito para tentar identificar os responsáveis pelo crime. Caso os envolvidos sejam encontrados, eles responderão por tráfico internacional de drogas.
A apreensão foi a primeira desse tipo, registrada em 2024, no porto. Em 2023, mais de 1,5 tonelada de cocaína foi apreendida em quatro operações deflagradas entre janeiro e outubro. A maior parte foi apreendida no Porto de Itaguaí, na Baía de Sepetiba: 999 quilos ao todo.
Uma das maiores apreensões aconteceu em janeiro de 2023, em meio a uma carga de minério, onde foram encontrados 778 quilos de cocaína no Porto do Rio. A droga tinha como destino Luxemburgo.