Simulado noturno de evacuação reúne mais de 300 pessoas no Calabetão
FOTO: REPRODUÇÃO
Com 358 profissionais o primeiro simulado noturno de evacuação realizado pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) nesta quinta-feira (17), é uma iniciativa que visa a redução de danos e a preservação da vida em comunidades localizadas em áreas de risco. Segundo o órgão, a noite é o período em que ocorre o maior índice de incidentes relacionados aos efeitos das chuvas na capital baiana, e por isso a necessidade de preparar comunidades para lidar com adversidades nesse período do dia.
O simulado tem como objetivo orientar os moradores para que eles deixem suas residências de forma segura e se dirijam para o abrigo, que neste caso foi montado na Escola Municipal do Calabetão. A operação ocorreu em conjunto com diversos órgãos públicos, entre eles a Ouvidoria Geral do Município (OGM), Guarda Civil Municipal (GCM), Bombeiros, secretarias de Saúde (SMS) e Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) - que são os primeiros órgãos mobilizados em caso de acidentes.
De acordo com o diretor da Codesal, Gustavo Ferraz, este é um trabalho preventivo que visa habituar as pessoas sobre os procedimentos necessários, para que os mesmos sejam feitos de forma natural e com precisão em caso de necessidade. "No abrigo, elas são acolhidas, entrevistadas pela Semps e daqui seguem para outros abrigos da cidade. Esse processo ocorre na Operação Chuva, no momento em que a cidade é acometida pelas intempéries climáticas”, explicou o gestor.