Salvador ganhará ações de reforço para proteção de direitos da infância e juventude
A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), participou de um encontro com Cristiane Britto, titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, para assinatura de dois protocolos de intenções para iniciativas na área de Infância e Juventude na capital baiana. O ato ocorreu na última sexta-feira (21), na sede da Fundação Cidade Mãe, em Brotas.
O primeiro termo contempla a adesão – no âmbito do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes (PLANEVCA) – à metodologia de implantação e desenvolvimento de espaços para Atendimento Integrado para Crianças e Adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. A metodologia visa capacitar equipes para atender de forma especializada e multidisciplinar crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.
Já o outro protocolo de intenções tem por objeto a adoção de ações com vistas à adesão futura ao Plano Nacional de Prevenção Primária do Risco Sexual Precoce e Gravidez na Adolescência, incluindo suas diretrizes nas políticas públicas e outras iniciativas em Salvador, de modo intersetorial e multidisciplinar e baseadas nos direitos humanos das crianças e adolescentes.
O ato contou ainda com a assinatura do termo de adesão de um projeto vinculado à FCM, que visa a implantação de uma metodologia denominada Famílias Fortes. O objetivo é fortalecer vínculos e promover o desenvolvimento de habilidades sociais para o bem-estar das famílias com crianças de 10 a 14 anos acompanhadas pela Fundação.
Garantia de direitos – Para vice-prefeita Ana Paula Matos, esse foi mais um ato de união para dar oportunidade às crianças e adolescentes de terem seus direitos garantidos. “Quando a gente fala de um termo de Família Forte, traz junto a capacitação e o cuidado dos servidores. No centro integrado, as crianças vão ter acesso a psicólogo, assistente social, educador, mas, sobretudo, será um espaço de escuta especializada. Também fomentamos programa para evitar e discutir a gravidez na adolescência. Então, estamos falando de temas que geram pertencimento e proteção”.
“É um orgulho grande estar aqui trazendo a adesão, pelo município, ao Plano Nacional de Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes. Assinamos também o compromisso do Famílias Fortes, que é outro plano nacional com o objetivo de fortalecer as famílias, além de um outro plano que busca reduzir a gravidez na adolescência. A expectativa é trabalhar também na prevenção das violações dos direitos das crianças e adolescentes, que é o mais importante”, declarou Cristiane Britto.
Para a secretária da SPMJ, Fernanda Lordêlo, esse foi um momento muito importante para a cidade. “Estamos propondo o fortalecimento das nossas ações. Seguimos trabalhando de forma comum para a proteção integral das nossas crianças e adolescentes, desenvolvendo metodologias para proteger e garantir o direito delas”, afirmou.
Isabela Argolo ressaltou que a missão da FCM é enxergar e permitir a oportunidade de crianças e adolescentes de sonharem, oferecendo a capacidade de desenvolver habilidades e potencialidades, mudando a realidade de vida de meninas e meninas.
“Nosso papel é criar estradas para que eles possam acessar novos caminhos e viver uma nova história. Seguimos na linha de proteção básica e especial, despertando sonhos e possibilitando outras realidades. Nós somos agentes de transformação e esse ato é uma forma de acreditar em um novo tempo”, concluiu Argolo.
Outras notícias

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável
15 de Agosto de 2025

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador
14 de Agosto de 2025

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo
12 de Agosto de 2025

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades
11 de Agosto de 2025

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
