Caian se apresenta no Rio Vermelho nesta quarta-feira (13)
Caian, músico e artista, hoje já veterano da cena do rock baiano, se apresenta no Blá Blá Blá (Rio Vermelho) na quarta-feira do 13 de dezembro, data também de seu aniversário. Vaidoso por ter nascido no mesmo dia que Luiz Gonzaga, um dos pais da canção popular brasileira, o incansável compositor celebra 35 anos de vida e 22 anos de carreira musical e rock’n roll, contados a partir da sua primeira gravação profissional em estúdio aos 13 anos de idade.
No repertório dessa noite, Caian fará uma retrospectiva cronológica do que hoje ele entende como a trilogia dos “Pês”, formadas por seus três álbuns em sequência que carregam a letra “P” em suas iniciais. A começar por seu primeiro disco de carreira, “Plutão”, que o fez indicado no ano de 2017 como artista revelação do Prêmio Caymmi, no ano em que Luedji Luna foi premiada em tal categoria. Na sequência da saga, Caian passa pelo seu tão bem criticado disco “Paixão e outras drogas”, que foi furo de Mauro Ferreira no ato do lançamento, em sua coluna no G1. Este é o segundo disco que apresenta um Caian ainda mais visceral em vários tons de rock, que conta de forma sincera e obstinada, a ascensão e queda de uma inebriante paixão que viveu na pele. E pra encerrar a apresentação, Ricardo, como é também conhecido por ser esse seu primeiro nome que antecede o de batismo e também artístico, não perde jamais de vista o que representa, enquanto busca outras narrativas para seu corpo negro num Brasil ainda tão colonial, enredos esse que ele contará em canções inéditas no show, e que farão parte do seu terceiro álbum que leva nome “Persona Non Grata” no cabeçalho. Esse próximo disco, já em fase de uma produção, conta das suas sombras e trevas ao ter passado por duras internações em clínicas de reabilitação e psiquiátricas no último ano atravessado por tantos duros desafios. De dentro dessas instituições, Caian compôs um grande apanhado de canções, que junta neste álbum, e que vem sendo produzido pelo renomado produtor André T, responsável por grandes álbuns do rock baiano, como os de Pitty, Cascadura e Retrofoguetes.
Será uma noite com muitos significados para o ainda jovem Caian, remanescente do rock, que resiste fazendo sua música visceral e biográfica, acompanhado de sua guitarra, a mais antiga e fiel parceira, em sua data que marca mais uma volta ao sol, 13 de dezembro. O artista sobe ao palco do Blá Blá Blá em formato “Power Trio”, com brilhantes e performáticos músicos que formam o Caian Trio. O primeiro integrante, originário do jazz enquanto também baixista de Luiz Caldas por uma década ou mais, é Daniel Argolo, que chegará com seu virtuoso contra-baixo na apresentação. Já o segundo, outro veterano do rock, integrante da banda Canto dos Malditos na Terra do Nunca, e que também já acompanhou o próprio Caian nos shows do seu primeiro disco, é Leonardo Bittencourt, que sentará em sua bateria enquanto também assume os marcantes backing vocals das faixas. O trio de Caian, ou o Caian (rivo)Trio, que traz o deboche por ser formado por mentes inquietas e a todo momento pensantes em seus fazeres artísticos, que não só tocam seus instrumentos, como compram a ideia e mensagem de Ricardo Caian, cantor, guitarrista e que assina as canções da noite nesse enxuto e coeso time.
O show acontece pontualmente às 20:30 e os ingressos, que custam 20 reais, estão disponíveis na Sympla.