Museus baianos não funcionam neste final de semana
FOTO: REPRODUÇÃO
Devido à greve dos vigilantes alguns museus não estão funcionando nesse fim de semana.
De acordo com o comunicado do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado (Ipac), estão fechados o Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória, o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), que fica na Avenida Contorno, o Palácio da Aclamação, no Campo Grande, o Centro Cultural Solar Ferrão, Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, Museu Tempostal, estes últimos no Pelourinho. Segundo Ipac, o motivo do fechamento é para manter a segurança do acervo.
Além dos museus de Salvador, os museus do interior também foram afetados: em Santo Amaro, o Museu Recolhimento dos Humildes, o Parque Histórico Castro Alves, em Cabeceiras do Paraguaçu e o Museu do Recôncavo Wanderley Pinho, em Candeias.
No Corredor da Vitória, o Museu Geológico permanece funcionando normalmente, assim como o cinema da Sala de Arte no local. O Palacete das Artes, que fechou a visitação ao acervo, manteve a programação do entorno. Na área externa, permanecem aberto o restaurante Solar Gastronomia e está mantido o evento ‘Paraguassu – Feira de Impressos’, que acontece nestes sábado e domingo.
Neste domingo (4), a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) fará uma apresentação gratuita na feira, às 15h. O repertório desta apresentação transita entre o popular e o erudito e é dedicado à obras de compositores brasileiros. Um dos destaques é a peça “Gonzagueando“, uma seleção de sucessos do mestre Luiz Gonzaga (1912-1989) com arranjos sinfônicos, composta por José Ursindo da Silva (Maestro Duda).