Oficina debate soluções de valorização para região do Centro Histórico

Após o encerramento do ciclo de debates ‘Pensar a Cidade: Reflexões para o Distrito Cultural do Centro Histórico e Comércio de Salvador', na última terça-feira (25), a Prefeitura de Salvador e a Unesco reuniram, na manhã desta quinta-feira (27), representantes da sociedade civil, moradores e comerciantes do Centro Histórico, a fim de produzir um relatório final acerca dos encontros ocorridos no mês de julho. 

 

Durante a reunião, os participantes foram divididos em grupos para discutir ações que podem ser desenvolvidas para inserir a população local no mercado de trabalho e proporcionar geração de renda. Também foram sugeridas ações efetivas que devem ser articuladas entre empresários, poder público e a comunidade para reforçar os valores da cultura local, além do projeto de habitação e questões sociais do centro antigo. 

 

O empresário e proprietário da Cantina da Lua, Clarindo Silva, esteve presente no encontro e ressaltou a importância de cuidar de uma das principais localidades de Salvador. “Seja pelas pessoas que moram, trabalham ou visitam o Centro Histórico da cidade, é necessário que se mantenha os olhos voltados para essa região. É um lugar valioso e é preciso que o poder público, a sociedade e nós, comerciantes, tenhamos sua parcela de responsabilidade e façamos do Centro Histórico um lugar alegre e cada vez mais acolhedor”, falou. 

 

Ao final do encontro, cada grupo apresentou pelo menos três possíveis alternativas para sanar problemas envolvendo temas como cultura, habitação e dimensão social. A partir de agora, será elaborado um documento que, posteriormente, será encaminhado às secretarias e órgãos públicos municipais responsáveis. 

 

“Fiquei muito feliz com o resultado do encontro. Foram apresentadas aqui propostas maravilhosas que com certeza irão contribuir muito para a evolução do projeto”, pontua a presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield. 

 

O diretor do Distrito Cultural do Centro Histórico, Humberto Sturaro, destacou o grande potencial do considerado “coração da cidade”. “Falamos de um bairro que é extremamente rico em cultura, que possui grande potencial turístico, além de estruturas que podem ser melhoradas e habitadas. O Centro Histórico é rico em elementos para serem explorados a fim de gerar um crescimento exponencial para o local e vamos fazer isso juntos, Prefeitura, comerciantes e moradores”, disse o gestor. 

 

Reportagem: Letícia Silva/Secom PMS 

Outras notícias

CULTURA

Salvador: Especialista critica fim do Samba de São Lázaro e alega 'caça' à cultura negra

26 de Novembro de 2024

CIDADE

Lanchinhas que fazem travessia Salvador-Mar Grande seguem com serviços suspensos

26 de Novembro de 2024

CIDADE

Vestibular da Uesb: Consulta aos locais de prova já está disponível

26 de Novembro de 2024

CULTURA

Dia Nacional da Baiana de Acarajé é celebrado com programação especial e lançamento de selo comemorativo

26 de Novembro de 2024

CIDADE

Transalvador amplia prazo para cadastro de veículos para acesso às regiões do Carnaval

26 de Novembro de 2024

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024

O FENÔMENO DA BAIANA DE BIQUÍNI NO CHILE: Após ser flagrada por TV chilena posando só de biquíni na neve com - 6C 29 de Junho de 2024