Temas diversos em debate na reabertura dos trabalhos legislativos

Os principais temas discutidos pelos vereadores na sessão ordinária de reabertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Salvador foram as causas sociais de combate à violência, a implantação da Bolsa Atleta pelo prefeito Bruno Reis, a educação integral implementada pelo governo federal, os mutirões de saúde em regiões carentes da cidade e a soberania individual. A sessão, conduzida pelo presidente da Casa, vereador Carlos Muniz (PSDB), aconteceu após o recesso de julho, conforme previsto pelo Regimento Interno.

No debate do segmento Pinga-Fogo, o vereador Sílvio Humberto (PSB) discutiu as causas da violência urbana, defendendo a ampliação de políticas públicas, especialmente voltadas à educação, para atender a parcela mais vulnerável da sociedade, como os jovens. Ele também alertou para os perigos do uso de drogas e ações policiais em áreas carentes, mencionando a "alta taxa de letalidade na Bahia".

Por outro lado, o vereador Sandro Bahiense (PP) elogiou o prefeito Bruno Reis pela implementação do programa Bolsa Atleta, que, segundo ele, "vai melhorar o esporte em Salvador e afastar o jovem da violência das ruas".

A vereadora Marta Rodrigues (PT) destacou o lançamento do Programa de Tempo Integral nas Escolas pelo governo Lula, defendendo a educação como meio para combater a violência. A parlamentar também se manifestou em favor da retomada das atividades da Petrobras na Bahia e expressou apoio à chapa dos petroleiros Unidos Pelo Futuro da Petros.

O vereador Orlando Palhinha (União) destacou os mutirões de saúde da Prefeitura em bairros carentes de Salvador e parabenizou a vice-prefeita e secretária da Saúde, Ana Paula Matos, pela iniciativa. Ele também abordou o Projeto Mané Dendê e o investimento de R$ 700 milhões para recuperação de moradias.

O vereador Alexandre Aleluia (PL) focou seu pronunciamento na "soberania individual" no contexto atual e criticou a "gestão desastrosa do PT na Bahia", no quesito segurança. Ele citou que 20 cidades baianas estão entre as mais violentas do país e que "12 cidades apresentam taxas extremamente elevadas de homicídio".

Na 45ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura, o vereador Leandro Guerrilha (PP) mencionou os festejos de Santa Dulce dos Pobres, a primeira brasileira canonizada pelo Vaticano.

 

 

Fonte da notícia: Secom

Outras notícias

CULTURA

Salvador: Especialista critica fim do Samba de São Lázaro e alega 'caça' à cultura negra

26 de Novembro de 2024

CIDADE

Lanchinhas que fazem travessia Salvador-Mar Grande seguem com serviços suspensos

26 de Novembro de 2024

CIDADE

Vestibular da Uesb: Consulta aos locais de prova já está disponível

26 de Novembro de 2024

CULTURA

Dia Nacional da Baiana de Acarajé é celebrado com programação especial e lançamento de selo comemorativo

26 de Novembro de 2024

CIDADE

Transalvador amplia prazo para cadastro de veículos para acesso às regiões do Carnaval

26 de Novembro de 2024

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024

O FENÔMENO DA BAIANA DE BIQUÍNI NO CHILE: Após ser flagrada por TV chilena posando só de biquíni na neve com - 6C 29 de Junho de 2024