Prefeitura promove curso de Esporte Adaptado para pessoas com deficiência

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), deu início à primeira aula prática do curso de Esporte Adaptado na tarde desta quinta-feira (14). O curso tem como foco capacitar profissionais da Educação Física ligados à pasta, bem como aqueles que trabalham com comunidades apoiadas pela gestão municipal, a atender pessoas com deficiências.

 

A primeira aula prática deste programa inovador ocorreu no ginásio esportivo da Unijorge, localizado na Avenida Paralela, em Salvador, e contou com a participação de alunos com deficiências. Durante a aula, os profissionais tiveram a oportunidade de aplicar na prática o conhecimento adquirido por meio de um curso online oferecido anteriormente pela Sempre.

 

Daiane Pina, diretora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Sempre, ressaltou a importância da iniciativa: "Aqui é a primeira aula prática do curso que a Sempre está oferecendo para os profissionais da Educação Física que são ligados à pasta. Tanto dentro da secretaria quanto também aqueles que atendem as comunidades que de alguma forma a Prefeitura apoia. Então a gente abriu um curso online para que eles pudessem ter conhecimento sobre como lidar com cada deficiência, nomenclaturas, e, após isso, iniciamos a parte prática", disse.

 

Segundo Daiana, a segunda aula será no dia 23 de setembro, no Festival Paralímpico, na Associação Atlética da Bahia, onde esses profissionais vão realizar atividades esportivas com alunos presentes com deficiência. “Hoje é a primeira aula, mas esse curso vai ter continuidade, porque a gente entende que a pessoa com deficiência não é educação. É também arte, lazer, cultura e, também, esporte. E o esporte para a pessoa com deficiência é fundamental para que ela possa ter um desenvolvimento, tanto social quanto emocional, e também psicológico", acrescentou Daiane.

 

Virgílio Leiro, professor e coordenador do Centro de Referência Paralímpico da Bahia, que esteve presente no curso, destacou a relevância de democratizar o conhecimento sobre esporte adaptado. "O curso é uma maneira de ampliar e democratizar esse conhecimento, para que esses professores, que têm um pouco menos de acesso, possam trazer essas pessoas para o seu cotidiando", contou.

 

"Então é um curso muito importante, porque, através disso, eles vão perceber algumas deficiências, entre aspas, invisíveis, e daí vão começar também a perceber talentos, e, com o aprofundamento desse curso, eles já vão começar a identificar qual é a potencialidade de cada aluno para cada modalidade e, sobretudo, para a inclusão", emendou Virgílio.

Outras notícias

CIDADE

Lanchinhas que fazem travessia Salvador-Mar Grande seguem com serviços suspensos

26 de Novembro de 2024

CIDADE

Vestibular da Uesb: Consulta aos locais de prova já está disponível

26 de Novembro de 2024

CULTURA

Dia Nacional da Baiana de Acarajé é celebrado com programação especial e lançamento de selo comemorativo

26 de Novembro de 2024

CIDADE

Transalvador amplia prazo para cadastro de veículos para acesso às regiões do Carnaval

26 de Novembro de 2024

CULTURA

Novembro Salvador Capital Afro terá Filhas de Gandhy, Cortejo Afro e Gerônimo

26 de Novembro de 2024

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024

O FENÔMENO DA BAIANA DE BIQUÍNI NO CHILE: Após ser flagrada por TV chilena posando só de biquíni na neve com - 6C 29 de Junho de 2024