Temperaturas em Salvador devem seguir média histórica apesar de alerta de onda de calor no Brasil

Com a aproximação da primavera, as temperaturas em Salvador para o restante do mês de setembro devem permanecer na média histórica do período, que varia entre 28°C a 30°C, com céu nublado e pancadas de chuva. A informação é motivada por alerta que circula nas redes sociais informando que boa parte do Brasil terá, nos próximos dias, onda de calor com máximas entre 40ºC a 45ºC.

Segundo os meteorologistas Giuliano do Nascimento e Laurízio Alves, que fazem parte do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), a cidade deve enfrentar até o final do mês de setembro variações de nebulosidade, com pancadas de chuva originárias do sistema de baixa pressão provocado pelo aquecimento das águas oceânicas - o chamado “cavado”, que acaba ocasionando as precipitações de chuva, aliado à frente fria que costuma chegar do Sul do Brasil todos os anos neste período.

Os especialistas da Codesal explicam que, neste momento, não há maiores riscos para a população, devido ao fato das intempéries ocorrerem de forma intercalada ao longo do dia.

“Essa mudança do inverno para a primavera costuma trazer mais chuvas e um clima mais ameno. Além disso, a presença do El Niño - que é um tipo de aquecimento anômalo das águas do Oceano Pacífico - proporciona a tendência de mais chuvas no Nordeste brasileiro. E essa influência acarreta ainda a ocorrência de chuvas torrenciais, podendo ocorrer a qualquer momento neste período”, destaca Giuliano do Nascimento.

Para Laurízio Alves, a previsão climática para o período da primavera, que se inicia no próximo dia 23 de setembro, é de uma ocorrência menor que a média climática do período do El Niño, com redução gradual prevista para o mês de dezembro. “É um período onde historicamente a quantidade de chuvas diminui, e o impacto nessa região é bem menor. Inclusive, por conta disso, toda a previsão de aumento de temperatura para o restante do país não afeta o Nordeste, que segue até o final do ano sob a influência do El Niño”, destaca.

“Embora não tenha nenhum tipo de programação de temperaturas mais elevadas, como em outras localidades do país, aqui em Salvador nossas equipes da Defesa Civil estarão sempre em alerta para qualquer nova informação. De qualquer modo, nossos informes periódicos serão mantidos, como de costume, para garantir a comunicação da forma mais clara, transparente e continuada ao povo de Salvador”, reitera o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macedo.

Outras notícias

CIDADE

Lanchinhas que fazem travessia Salvador-Mar Grande seguem com serviços suspensos

26 de Novembro de 2024

CIDADE

Vestibular da Uesb: Consulta aos locais de prova já está disponível

26 de Novembro de 2024

CULTURA

Dia Nacional da Baiana de Acarajé é celebrado com programação especial e lançamento de selo comemorativo

26 de Novembro de 2024

CIDADE

Transalvador amplia prazo para cadastro de veículos para acesso às regiões do Carnaval

26 de Novembro de 2024

CULTURA

Novembro Salvador Capital Afro terá Filhas de Gandhy, Cortejo Afro e Gerônimo

26 de Novembro de 2024

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024

O FENÔMENO DA BAIANA DE BIQUÍNI NO CHILE: Após ser flagrada por TV chilena posando só de biquíni na neve com - 6C 29 de Junho de 2024