Guarda Municipal segue com curso de defesa pessoal para mulheres até dia 30

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador, através da Coordenadoria de Ações e Prevenção à Violência (Cprev), está promovendo mais uma edição do curso de defesa pessoal voltado para mulheres, desta vez em parceria com o Instituto João Carlos Paes Mendonça (JCPM). Com carga horária de 20 horas e iniciadas no último dia 6, a atividade será encerrada no dia 30, com um aulão na sede da GCM, na Avenida San Martin.

Nesta segunda-feira (23) a aula reuniu 15 mulheres, entre 18 e 45 anos, residentes nos bairros de Pernambués, Saramandaia e Boca do Rio, na sede do instituto, no estacionamento G2 do Salvador Shopping. Na ocasião, o instrutor e guarda municipal Sidclei Silvio apresentou os movimentos com base no goshin-jutsu, técnica de defesa pessoal no judô.

Moradora do bairro de Pernambués, a costureira Carla*, de 37 anos, relatou de forma muito emocionada que sofreu agressão física do seu ex-marido e está em medida protetiva perante a justiça. Ela afirmou que o curso está ajudando a tratar os traumas psicológicos do passado. “A experiência está sendo maravilhosa para mim, tem me ensinado técnicas de autoproteção, trabalhando o pânico que eu tenho de andar na rua. Essa capacitação tem sido bastante importante em minha vida”, disse.

“O curso vai beneficiá-las, porque primeiro elas irão conhecer o que são as violências física, psicológica, patrimonial, moral e sexual. Conhecendo esses conceitos, elas vão despertar para situações de violência e saber quais órgãos devem procurar. Além disso, as mulheres vão criando rede de amizades e formando uma espécie de centro de apoio que vai além da esfera institucional”, enfatizou o coordenador de Ações de Prevenção à Violência (Cprev) da GCM, James Azevedo.

Lei Maria da Penha – Conforme a Lei n° 11.340/ 2006, a Lei Maria da Penha determina que todo caso de violência doméstica e intrafamiliar é considerado crime. De acordo com o código penal brasileiro, a pena é de reclusão são de seis meses a dois anos e multa, se a conduta não constitui crime mais grave.

Outras notícias

CIDADE

Lanchinhas que fazem travessia Salvador-Mar Grande seguem com serviços suspensos

26 de Novembro de 2024

CIDADE

Vestibular da Uesb: Consulta aos locais de prova já está disponível

26 de Novembro de 2024

CULTURA

Dia Nacional da Baiana de Acarajé é celebrado com programação especial e lançamento de selo comemorativo

26 de Novembro de 2024

CIDADE

Transalvador amplia prazo para cadastro de veículos para acesso às regiões do Carnaval

26 de Novembro de 2024

CULTURA

Novembro Salvador Capital Afro terá Filhas de Gandhy, Cortejo Afro e Gerônimo

26 de Novembro de 2024

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024

O FENÔMENO DA BAIANA DE BIQUÍNI NO CHILE: Após ser flagrada por TV chilena posando só de biquíni na neve com - 6C 29 de Junho de 2024