Ministro de Lula é alvo de pedido de impeachment; saiba motivo

O ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida se tornou alvo de um pedido de impeachment, que será protocolado na Câmara dos Deputados. O afastamento foi solicitado depois que o jornal Estado de São Paulo ter noticiado que a pasta bancou uma das viagens de Luciane Barbosa Farias, mais conhecida como a "dama do tráfico amazonense", fez a Brasília.

O pedido, de autoria do deputado Rodrigo Valadares (UB-SE), conta com a assinatura de 41 deputados. Os parlamentares apontam para a legitimidade da abertura do processo de impeachment, já que os artigos para crime de responsabilidade é “proceder de modo incompatível com a dignidade, a honra e o decoro do cargo”.

"Ao autorizar o dispêndio de recursos públicos com os gastos de viagem da Sra. Luciane Barbosa Farias, Silvio Almeida pôs o aparato estatal à disposição de indivíduo umbilicalmente ligado ao tráfico de ilícito drogas, aviltando a República, instrumentalizada que foi em prol do interesse de grupo criminoso representado por aquela pessoa", diz Valadares na justificativa do requerimento.

Entre os deputados que estão na lista de co-autores, há 11 são filados a partidos que contam com representantes no primeiro escalão do governo do presidente Lula (PT): União Brasil (5), PSD (1), Republicanos (3) e PP (2).

Entre os 30 deputados que integram a oposição, 26 são filiados ao PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. Outros dois são do Novo, um do Patriota e outro do Podemos (1).

Luciane Barbosa Farias é casada com Clemilson Farias, um dos principais líderes do Comando Vermelho. Além de reuniões no Ministério dos Direitos Humanos e no Ministério da Justiça e Segurança Pública, ela também se encontrou com deputados como André Janones e Guilherme Boulos.

Outras notícias

FAMOSOS

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado”

24 de Novembro de 2024

Tainara Ferreira ainda recomenda estudos de letramento racial ao público que almeja visitar a capital baiana para não cometer atos desrespeitosos como este.

CIDADE

Novos quiosques e boxes beneficiam trabalhadores informais em Narandiba

22 de Novembro de 2024

CULTURA

Novembro Salvador Capital Afro: Banda Didá leva samba-reggae à Escadaria do Passo nesta sexta (22)

22 de Novembro de 2024

CIDADE

Prefeitura divulga lista de ambulantes cadastrados para festas populares de 2024/2025

22 de Novembro de 2024

SAÚDE

SMS promove ação de saúde voltada para ciclistas e motoboys de Salvador

22 de Novembro de 2024

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024

O FENÔMENO DA BAIANA DE BIQUÍNI NO CHILE: Após ser flagrada por TV chilena posando só de biquíni na neve com - 6C 29 de Junho de 2024