Secretaria de Proteção Animal segue com aplicação da vacina V10 nesta terça (19)
A Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis) de Salvador segue com a aplicação gratuita do imunizante V10 em cães terça-feira (19/12), no Parque São Bartolomeu, no subúrbio da capital baiana (Acesso pela Av. Afrânio Peixoto, mais conhecida como Av. Suburbana).
A pasta vai distribuir, a partir das 09h, mais 1.000 (mil) fichas, que somadas com o quantitativo oferecido na última segunda (18), totalizam 2 mil doses do imunizante. Os interessados serão atendidos por ordem de chegada e podem levar até 2 animais para serem contemplados.
Para ter acesso a V10, é necessário que o tutor leve documento oficial com foto, comprovante de residência de Salvador e o cartão de vacinação do animal. Será realizado um cadastro e, em seguida, a disposição da vacina.
No caso do animal, caso nunca tenha tomado a vacina e seja filhote, é preciso obedecer ao intervalo mínimo de 21 dias entre as doses para a aquisição de anticorpos contra as doenças. A dose de reforço também não deve ultrapassar o período máximo de 30 dias para aplicação. Em casos extremos de doença a vacinação pode ser adiada.
A Secis alerta ainda que é contraindicado vacinar animais doentes ou com uso de antibióticos e anti-inflamatório; cadelas gestantes, lactantes ou no cio; cães que passaram por algum procedimento cirúrgico em menos de 20 dias e animais com menos 45 dias de vida.
As informações sobre a mobilização podem ser acompanhadas na página da Secis no Instagram (@secissalvador).
Prevenção
A vacina V10 é considerada fundamental na prevenção de doenças como: cinomose, parvovirose, coronavirose, adenovirose, parainfluenza, hepatite infecciosa canina, além de quatro tipos de leptospirose, totalizando dez tipos de antígeno.
De acordo com a titular da Secis, Marcelle Moraes reforça que o mutirão democratiza o acesso a qualidade de vida e saúde aos animais de pessoas de baixa renda, protetores independentes e de ONG’s. “Estamos empenhados em oportunizar mais uma vez a V10 para que tutores com vulnerabilidade socioeconômica possam proteger seus cães de forma segura e gratuita. Com total amor, dedicação e responsabilidade social realizamos esse investimento para preservar vidas animais. Essa atitude é de grande valia para muitas famílias, pois cada pessoa utilizando seu CPF terá direito a imunizar dois cães. Vale salientar que o ciclo desse tipo de vacina não é ofertado pelo SUS, ou seja, só é possível encontrar na rede privada e o valor pode chegar a R$ 270”.
Outras notícias

Projeto na Câmara busca responsabilizar empresas em casos de suicídio por assédio moral
22 de Agosto de 2025

Deputado baiano critica indiciamento de Silas Malafaia por se manifestar contra Alexandre de Moraes
21 de Agosto de 2025

Simm oferece 167 vagas para esta quarta-feira (20) Simm oferece 167 vagas para esta quarta-feira (20)
20 de Agosto de 2025

Operação Falso Crédito: trio é preso por fraudes contra idosos do INSS
20 de Agosto de 2025

Vitória retorna aos treinos com foco no jogo contra o Flamengo
20 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
