Mãe adolescente luta por cirurgia no coração para bebê de 4 meses continuar vivo
Um bebê, de apenas quatro meses e filha de uma adolescente de 17 anos, está internado em um hospital de Salvador e precisa fazer uma cirurgia no coração para continuar vivo.
Assim que Gilmara Silva Santos teve Júlia Elizabete, a bebezinha foi diagnosticada com cardiopatia congênita e teve que ser transferida para a capital. Moradora de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, a estudante está sozinha com a filha no hospital aguardando a cirurgia.
— Sozinha, sem nenhum parente. Está difícil mesmo.
No início desta semana, a pequena Júlia teve mais um diagnóstico, ela tem síndrome de Down. A menina está na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) pediátrica do Hospital Roberto Santos e precisa ser transferência com urgência para uma unidade de saúde que tenha condições de fazer a intervenção cirúrgica.
Desde que está internada em Salvador, Júlia já teve várias complicações. Atualmente ela está se tratando de conjuntivite, pneumonia, edema generalizado e anemia. Gilmara já foi diversas vezes até a Secretaria de Saúde, mas não teve resposta sobre a transferência.
O jeito foi entrar com um pedido de liminar na Justiça. O advogado que tem ajudado a adolescente acionou o Ministério Público no mês de setembro. A liminar foi concedida no dia 29 de setembro e a multa pelo descumprimento da ordem judicial é de um salário mínimo por dia.
Enquanto aguarda pela transferência da filha para um hospital especializado, a adolescente está praticamente morando na UTI pediátrica. A família de Gilmara é toda do interior do estado e não tem condições financeiras para ficar na capital. O medo de Gilmara é que a pequena Júlia não resista por mais tempo.
Fonte: R7|Bahia
Outras notícias

Marcelle Moraes comemora aprovação nacional de lei que proíbe testes cosméticos em animais
10 de Julho de 2025

“Axé é afro e não é da igreja”, alerta especialista sobre apagamento no gênero musical baiano
10 de Julho de 2025

Alex Santana reforça infraestrutura de municípios baianos com entrega de equipamentos
09 de Julho de 2025

“Estamos diante de um massacre disfarçado de comércio”, denuncia Marcelle Moraes sobre abate de jumentos na Bahia
09 de Julho de 2025

Circuito Furta-Cor promove formação e ocupações artísticas para pessoas LGBTQIAPN+ com foco em pessoas lésbicas
08 de Julho de 2025Durante os meses de julho e agosto, o projeto oferece ciclo de oficinas gratuitas para formação em diversos temas de produções artísticas; o Circuito Furta-Cor ocupa, ainda, diferentes espaços da cena LGBTQIAPN+ no Centro Histórico, apresentando os resultados com mostras culturais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
