Adolescente consegue o direito de ter o corpo congelado para ‘viver mais tempo’
O corpo de uma adolescente de 14 anos foi congelado para que um dia, com o avanço da ciência, possa ser trazido de volta à vida. A técnica conhecida como criogenia humama afoi autorizada pela Justiça da Inglaterra e o corpo da menina será preservado no Instituto Criogenia em Michigan, nos Estados Unidos.
Esta é a primeira pessoa britânica a ser congelada, segundo informações do jornal “Metro”. A menina vivia na área de Londres com a mãe e foi vítima de um câncer terminal, mas não queria morrer. Por isso, ela e mãe pediram à Justiça que seus restos mortais fossem levados para o instituto e para que sua mãe seja a única pessoa autorizada a tomar decisões sobre o corpo.
O juiz Peter Jackson não decidiu enquanto ainda estava viva porque não desejava que a imprensa assediasse a menina, explorando sua história. Ele também determinou que ninguém envolvido no caso seja identificado, segundo desejos da adolescente, que estava muito doente para comparecer à audiência. Ela foi representada por advogados e escreveu ao juiz explicando que ela queria uma oportunidade de “viver mais tempo”.
Peter Jackson a visitou no hospital e disse à imprensa que era muito valente e que pesquisou sobre preservação criogênica em seus últimos meses de vida. O juiz Jackson disse, ainda, que o relacionamento entre os pais da menina era “muito ruim” e que há 8 anos ela não via o seu pai.
O pai não concordou com a decisão, afirmando que se a medicina evoluísse e ela voltasse à vida não encontraria nenhum parente e não poderia lembrar de nada. “Mesmo se o tratamento for bem-sucedido e ela é trazido de volta à vida em, digamos, 200 anos, ela não pode achar qualquer parente e ela pode não se lembrar de coisas”, teria dito o pai que, depois, acabou mudando de ideia.
Segundo o juiz, a decisão de liberar o corpo da menina para o tratamento foi feita com base na decisão dos pais e não a partir dos erros e acertos da criogenia.
Outras notícias

Marcelle Moraes comemora aprovação nacional de lei que proíbe testes cosméticos em animais
10 de Julho de 2025

“Axé é afro e não é da igreja”, alerta especialista sobre apagamento no gênero musical baiano
10 de Julho de 2025

Alex Santana reforça infraestrutura de municípios baianos com entrega de equipamentos
09 de Julho de 2025

“Estamos diante de um massacre disfarçado de comércio”, denuncia Marcelle Moraes sobre abate de jumentos na Bahia
09 de Julho de 2025

Circuito Furta-Cor promove formação e ocupações artísticas para pessoas LGBTQIAPN+ com foco em pessoas lésbicas
08 de Julho de 2025Durante os meses de julho e agosto, o projeto oferece ciclo de oficinas gratuitas para formação em diversos temas de produções artísticas; o Circuito Furta-Cor ocupa, ainda, diferentes espaços da cena LGBTQIAPN+ no Centro Histórico, apresentando os resultados com mostras culturais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
