Mãe e filha certificadas em cerimônia de diplomação de cursos de qualificação da Guerreira Zeferina
FOTO:SECOM/SALVADOR
Depois de receber seu certificado e falar como oradora dos formandos do curso de Iniciação a Pedreiro, Cassileide Bonfim foi encarregada de entregar o certificado da filha, Suelami Bonfim, formanda do curso de Iniciação a Fotografia e Vídeo com Celular. Juntas a outros 26 moradores da comunidade Guerreira Zeferina, mãe e filha concluíram os primeiros cursos de qualificação ontem (15), em cerimônia no Centro de Cultura da Câmara.
O Guerreira Zeferina é um projeto de intervenção social e requalificação urbanística da Prefeitura de Salvador, numa área de 20.571m2 entre o mar e a linha férrea em Periperi, na Avenida Afrânio Peixoto. Em substituição às moradias precárias, no local estão sendo construídas 257 unidades habitacionais com infraestrutura completa, equipamentos comunitários, esportivos e de convivência. “Estou muito feliz, era o que eu queria e estou orgulhosa por ela, que correu atrás para participar do curso descobriu um possível futuro profissional”, disse Cassileide, que está confiante em começar a trabalhar na nova profissão.
Para Átila Brandão Junior, secretário em exercício da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), os cursos são instrumentos para a construção de uma nova vida e também o estímulo para o crescimento pessoal. “Não temos o poder de parar a vida, mas os momentos podem ser capturados e eternizados em forma de imagens. Quanto aos que fizeram o curso de Iniciação para Pedreiro, tudo que nos rodeia foi construído, nossas escolas, nossas casas, nossas igrejas, e hoje damos o primeiro passo para a construção do futuro”, disse, em mensagem aos formandos.
O diretor de projetos estratégicos da Casa Civil e coordenador do Guerreira Zeferina, Paulo Hermida, destaca a certificação como o aspecto mais importante do projeto. “Além da garantia de moradia, sempre buscamos, desde o início, fazer a inserção social dos moradores, garantir a cidadania e dar a possibilidade de crescimento pessoal e profissional dos moradores, especialmente neste período em que aguardam a construção das novas moradias”.
Microcrédito - A possibilidade de acesso ao microcrédito do Banco do Nordeste também é uma das alternativas oferecidas aos membros da comunidade que participaram do curso. “Vi que no curso de fotografia e vídeo as pessoas tiveram também noções de empreendedorismo. O Banco do Nordeste pode financeiramente dar o primeiro suporte para essas pessoas buscarem uma alternativa para iniciar sua atividade profissional”, disse Antonio Jorge Pontes, superintendente do Banco do Nordeste.
Participaram também da entrega dos certificados a secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, Taissa Gama, a deputada federal Tia Eron, o presidente da AVSI Brasil, Fabrizio Pellicelli, e a coordenadora do Senai, Isaura Malaquias.
Outras notícias

Projeto de Alex Santana exige parecer técnico prévio para transferências voluntárias da União
14 de Maio de 2025Texto está em análise na Câmara dos Deputados

TCM aprova contas da Saúde de Salvador em 2020 sob gestão de Leo Prates
14 de Maio de 2025

Leo Prates passa a integrar Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência na Câmara dos Deputados
13 de Maio de 2025

Leo Prates passa a integrar Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência na Câmara dos Deputados
13 de Maio de 2025

Marcelle Moraes eleva o tom sobre abandono do Parque de Pituaçu: ‘Governo fecha os olhos’
12 de Maio de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
