Vigilância Sanitária já realizou 1.730 inspeções durante a folia
FOTO:SECOM SMS
A Vigilância Sanitária de Salvador (Visa), vinculada à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), já realizou 1.730 inspeções nos estabelecimentos do mercado formal e informal. A ação resultou na emissão de 295 notificações e sete interdições, desde o início do Carnaval. A iniciativa visa reduzir a probabilidade de surtos de infecções de origem alimentar por consumo de produtos clandestinos, mal conservados ou com data de validade vencida.
Durante a festa, os fiscais avaliam as condições sanitárias da alimentação, o posto médico e a lanchonete de cada bloco. No posto, conferem o registro no conselho de cada profissional, além de realizar check-list do material obrigatório para o funcionamento. “O trabalho dos fiscais é evitar surtos alimentares e intoxicações causadas pelo consumo de produtos sem as adequações sanitárias exigidas por lei. Por isso ficamos atentos a cada detalhe”, afirma a fiscal Sandra Freitas.
Números – Somente no sábado (25), durante inspeção a bares e restaurantes no Circuito Osmar (Centro), foram apreendidos 338 comprimidos de medicamentos que estavam sendo comercializados irregularmente em um bar localizado na Ladeira do Carmo. O estabelecimento não possui autorização para vender remédios e nem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Outras apreensões incluíram frango desfiado, shimeji, gorgonzola, mussarela e massa para pizza semipronta. Todos os produtos foram encontrados em uma pizzaria localizada na Avenida Sete de Setembro, e estavam com prazo de validade vencido.
De acordo com o Coordenador da Vigilância Sanitária de Salvador, André Luís Pereira, além da apreensão dos produtos, os estabelecimentos podem ser fechados caso sejam encontradas outras irregularidades. “Durante a fiscalização observamos condições de higiene do estabelecimento, para minimizar o risco à saúde pública. Caso sejam verificadas irregularidades, o local pode ser interditado e só reaberto depois das devidas correções. O estabelecimento recebe uma advertência e também poderá ser multado”, explica.
A operação continua até o final da folia. A operação do órgão conta com 12 praticáveis fixos espalhados pelos circuitos. O objetivo é otimizar a fiscalização dos carros de apoio, trios elétricos e camarotes, além do comércio formal e informal de alimentos.
Outras notícias

Usuários do Bolsa Família devem realizar acompanhamento nas unidades de saúde
11 de Julho de 2025

Leo Prates é destaque entre os “Cabeças do Congresso” e reforça força do trabalho coletivo
11 de Julho de 2025

Marcelle Moraes comemora aprovação nacional de lei que proíbe testes cosméticos em animais
10 de Julho de 2025

“Axé é afro e não é da igreja”, alerta especialista sobre apagamento no gênero musical baiano
10 de Julho de 2025

Alex Santana reforça infraestrutura de municípios baianos com entrega de equipamentos
09 de Julho de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
