PM reforça policiamento nos corredores de acesso à folia
FOTO: REPRODUÇÃO
Com o objetivo de garantir a tranquilidade nos corredores de acesso ao Carnaval, a Polícia Militar estruturou a 'Operação Folia e Paz', com o emprego diário de 240 pessoas no entorno dos circuitos, nas estações de ônibus e do metrô e nas principais avenidas, como a Centenário, a Vasco da Gama e a Bonocô.
Além de oferecer mais segurança ao folião na ida para a festa e na volta para casa, a operação vai atuar para evitar atos de vandalismo, depredações, roubo a ônibus, porte ilegal de arma e tráfico de entorpecentes.
De acordo com o coronel PM Humberto Sturaro, comandante especial da 'Folia e Paz', 45 viaturas serão utilizadas por turno e 33 avenidas policiadas. As unidades destacadas para a ação são as Rondas Especiais (Rondesp) Atlântico, Central, Baía de Todos os Santos (BTS) e da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e a Operação Gêmeos. “É uma grande mobilização que a Polícia Militar faz para garantir a segurança dos foliões na ida e na volta do Carnaval”, afirmou.
Ainda segundo ele, as blitze em locais e horários estratégicos vão ser a novidade na edição desse ano. “Nossa corporação tem uma larga experiência no policiamento de festas de rua, principalmente o Carnaval, e, para a 'Folia e Paz' contamos com uma tropa formada por policias de unidades especiais, preparados para executar o trabalho preventivo e agir com rigor caso necessário”, disse Sturaro.
No Carnaval de 2016, a 'Operação Folia e Paz' abordou 40.250 pessoas, revistou 2.418 carros, 2.096 motocicletas, 1.000 ônibus e 974 táxis. Foram ainda apreendidas duas armas de fogo, 48 pessoas foram conduzidas a delegacia e 14 presas em flagrante.