Ação que pode legalizar o aborto no Brasil é entregue ao STF
FOTO REPRODUÇÃO
O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) entregou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma ação que pode legalizar o aborto até a 12ª semana de gestação no Brasil. Na ação o partido argumenta que em 2015 mais de 500 mil mulheres no país colocaram a vida em risco em abortos clandestinos.
Ainda no fim do ano passado, a 1ª turma do STF apresentou o entendimento em um caso específico de que o aborto até o terceiro mês não é considerado crime. A ação do PSOL foi protocolada na ultima terça-feira (07) para esclarecer a decisão, pois a prática é permitida em apenas de risco de vida para a mãe, feto anencéfalo ou estupro.
Eles ainda argumentam que as razões que criminalizaram o aborto são provenientes do Código Penal de 1940 e incompatíveis com a Constituição de 1988, que refere-se à dignidade da pessoa humana e cidadania. A ação questiona os artigos 124, que pune com até três anos de detenção a mulher que praticar o aborto contra si mesma e 126, que prevê prisão por quatro anos do profissional que realizar a interrupção às mulheres. Ainda pede-se que seja concedida liminar para suspender prisões em flagrante, inquéritos policiais e andamentos de processos.
Outras notícias

Maternidade de Salvador apresenta estoque crítico no Banco de Leite Humano
16 de Maio de 2025

Iniciativa da gestão de Leo Prates na SMS de Salvador conquista reconhecimento internacional por inovação na saúde públi
16 de Maio de 2025

Travessia Salvador-Mar Grande retoma atividades após dois dias sem operar
16 de Maio de 2025

Salvador recebe prêmio internacional por uso inovador de tecnologia na saúde pública
16 de Maio de 2025

Projeto de Alex Santana exige parecer técnico prévio para transferências voluntárias da União
14 de Maio de 2025Texto está em análise na Câmara dos Deputados

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
