José Luiz Penna do Partido Verde é o novo secretário de cultura de São Paulo

FOTO: DIVULGAÇÃO

 

O Governo de São Paulo mudou o comando da Secretaria Estadual de Cultura. O ex-secretário José Roberto Sadek deu lugar a José Luiz Penna, presidente nacional do Partido Verde (PV). A assessoria do Palácio dos Bandeirantes confirmou a mudança, mas não soube explicar o motivo.

Sadek, que é mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), estava à frente da pasta desde 2015. Com passagem pelo Ministério da Cultura e sem filiação a nenhuma sigla, ele tem perfil mais técnico do que político. Já seu sucessor, Penna, já foi vereador e deputado federal por São Paulo. O partido dele apoiou o PSDB de Doria na última eleição municipal.

A mudança ocorre em um momento turbulento na Cultura do Estado. A pasta vem enfrentando críticas por conta do fim da Banda Sinfônica  após 30 anos de história, além de responder a uma denúncia na Justiça de que teria favorecido um instituto na concorrência que definiu a organização social encarregada de administrar o Theatro São Pedro e a Jazz Sinfônica.

José Luiz de França Penna (Natal, 27 de dezembro de 1945) é um político brasileiro. Mudou-se para São Paulo em 1969, após a decretação do Al-5 (que recrudesceu a linha dura durante o regime militar).

Como ator, integrou o elenco da primeira montagem do musical Hairr. Como cineasta, foi o responsável pela direção musical de filmes como Sargento Getúlio, dirigido por seu irmão, o cineasta Hermanno Penna. Como cantor, compôs melodias como Comentário a Respeito de John, parceria com Belchior.

Na década de 1970 Penna tornou-se ativista do Movimento de Apoio ao Índio. Nos anos 80, Penna participou ativamente para a fundação e consolidação do Partido Verde. Em 1999 Penna foi eleito Presidente Nacional do Partido Verde.

Outras notícias

SAÚDE

Usuários do Bolsa Família devem realizar acompanhamento nas unidades de saúde

11 de Julho de 2025

POLÍTICA

Leo Prates é destaque entre os “Cabeças do Congresso” e reforça força do trabalho coletivo

11 de Julho de 2025

POLÍTICA

Marcelle Moraes comemora aprovação nacional de lei que proíbe testes cosméticos em animais

10 de Julho de 2025

ENTRETENIMENTO

“Axé é afro e não é da igreja”, alerta especialista sobre apagamento no gênero musical baiano

10 de Julho de 2025

POLÍTICA

Alex Santana reforça infraestrutura de municípios baianos com entrega de equipamentos

09 de Julho de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024