Medicamentos ficam mais caros em todo país a partir dessa sexta-feira (31)
FOTO:REPRODUÇÃO
O aumento poderá ser aplicado em cerca de 19 mil medicamentos disponíveis no mercado varejista brasileiro
A partir desta sexta-feira (31) os consumidores pagarão mais caro para comprar medicamentos nas farmácias em todo país. A autorização do reajuste foi publicada nesta sexta-feira (31) no Diário Oficial da União e prevê um aumento de preços que variam de 1,36% a 4,76%.
Por meio do site oficial, o presidente do Sindicato da Indústria Farmacêutica (Sindusfarma), Nelson Mussolini, informou que os índices de reajuste não repõem a inflação passada, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no acumulado de 12 meses, de março de 2016 a fevereiro deste ano.
"Agradeço todo o empenho do secretário executivo da CMED [Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos] em manter a previsibilidade das regras do reajuste anual dos medicamentos, mas o reajuste não nos atende, não vai reduzir as perdas nem recompor as margens das empresas”, explicou.
Segundo o Sindusfarma, o reajuste anual de preços fixado pelo Governo Federal poderá ser aplicado em cerca de 19 mil medicamentos disponíveis no mercado varejista brasileiro.