Projeto de Lei garante cardápio vegetariano na merenda escolar de instituições públicas baianas
FOTO:REPRODUÇÃO
De autoria do deputado Marcell Moraes, medida visa garantir que os pais ou responsáveis que adotam esse hábito alimentar no âmbito familiar possam ter seus direitos salvaguardados também nas instituições de ensino das redes públicas
O deputado estadual Marcell Moraes (PV) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) um Projeto de Lei que determina que as secretarias de Educação do estado se adequem ao Programa Merenda Escolar Diversificada, oferecendo aos estudantes um cardápio vegetariano com orientação nutricional de um profissional especializado.
A medida visa garantir que os pais ou responsáveis que adotam esse hábito alimentar no âmbito familiar possam ter seus direitos salvaguardados também nas instituições de ensino das redes públicas. "Algumas famílias optam pela alimentação sem carne, por uma questão de saúde ou filosofia. É dever do Estado, respeitar essa escolha e oferecer opções de alimentos que sejam balanceados e que não levem carne em seu preparo", justificou.
O projeto segue em tramitação na ALBA e, caso aprovado pelos pares, será encaminhado para sanção do governador Rui Costa.
Pesquisa - Um estudo da Universidade de Oxford, em 2013, apontou o consumo de uma deita vegetariana reduz o risco de doenças cardíacas em 32%, em comparação com uma dieta baseada em carne e peixe. A pesquisa foi realizada com cerca de 45 mil pessoas no Reino Unido, sendo 34% delas vegetarianas. Os pesquisadores descobriram ainda que os vegetarianos também eram menos propensos a ter índice de massa corporal elevado, como também a ter diabetes.