Vereadores realizam inspeção das obras do Hospital Municipal de Salvador
FOTO: DIVULGAÇÃO
Vereadores da Câmara Municipal de Salvador realizaram na manhã desta quinta-feira (04) uma visita às obras de construção do primeiro Hospital Municipal da capital baiana, no bairro da Boca da Mata, com o objetivo de verificar o andamento da empreitada e conhecer os serviços que serão oferecidos à população. Estiveram presentes os vereadores Duda Sanches (DEM), Cézar Leite (PSDB), Daniel Rios (PMDB), Odiosvaldo Vigas (PDT), que são membros da Comissão de Saúde, além das vereadores Ireuda Silva (PRB) e Rogéria Santos (PRB). Na próxima semana, o prefeito ACM Neto fará uma vistoria nas mesmas obras.
Durante a inspeção, os parlamentares puderam presenciar de perto o ritmo acelerado da empreitada prevista para ser entregue no primeiro semestre de 2018. "Ficamos surpreendidos com a celeridade das obras e com a magnitude do hospital que irá colaborar para desafogar o sistema de saúde na cidade, sobretudo, no atendimento das demandas de uma das regiões mais populosas da capital", afirmou o vereador Daniel Rios (PMDB).
O secretário da Saúde do município, José Antonio Rodrigues Alves, que recebeu a comitiva e realizou a apresentação sobre o empreendimento, também exaltou a celeridade da construção e ressaltou a importância do Hospital Municipal para o fortalecimento da rede - que nunca teve um equipamento do tipo – para desafogar as demanda dos hospitais estaduais que funcionam em Salvador e dar agilidade ao tratamento de pacientes atendidos primeiramente na UPAs e que necessitam de transferências.
"Trata-se de um grande equipamento hospitalar que a gente não pode avaliar apenas pelo número de leitos, mas também por toda a estrutura de urgência e emergência que será abarcada. Esse hospital vai ajudar ainda a amenizar a alta demanda por cirurgias eletivas na cidade, bem como servirá como retaguarda para os pacientes que ingressarem nas nossas UPAs com necessidade de transferência, inclusive com a oferta de uma vasta estrutura de leitos de terapia intensiva para casos mais graves", pontuou o gestor.
Estrutura - Com mais de 18 mil m² de área construída, o Hospital Municipal de Salvador funcionará de maneira ininterrupta, contará com 252 leitos (sendo 42 de emergência) e capacidade para atender cerca de 60 mil pacientes por mês através da atuação de 2 mil profissionais. A estimativa é que inicialmente a unidade oferte mensalmente mil cirurgias entre procedimentos eletivos e de emergência em média e alta complexidade, 10 mil exames ambulatoriais, além de 3 mil consultas especializadas e capacidade de internação de mil pacientes.
A estrutura contará ainda com consultórios nas áreas de cardiologia, cirurgia-geral, neurologia, cirurgia pediátrica, pediatria, médico-generalista, ortopedia e traumatologia, serviço social e pré-consulta de enfermagem, sala da coordenação e de atendimento. Uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também funcionará no espaço.
Outras notícias

Em imersão com indígenas na Aldeia Multiétnica, consultora denuncia retrocesso ambiental proposto pelo PL da Devastação
16 de Julho de 2025

PL propõe Banco Municipal de Boas Práticas Educacionais em Salvador
16 de Julho de 2025

Usuários do Bolsa Família devem realizar acompanhamento nas unidades de saúde
11 de Julho de 2025

Leo Prates é destaque entre os “Cabeças do Congresso” e reforça força do trabalho coletivo
11 de Julho de 2025

Marcelle Moraes comemora aprovação nacional de lei que proíbe testes cosméticos em animais
10 de Julho de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
