Brasil e Portugal criam prêmio de incentivo à leitura infanto-juvenil
FOTO: REPRODUÇÃO
O Prêmio Monteiro Lobato de Literatura Infanto-Juvenil foi criado pelos ministérios da Cultura de Brasil e Portugal, a fim de incentivar jovens leitores. A ideia da premiação surgiu após a 10ª Reunião de Ministros da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que ocorreu na última sexta-feira (5), em Salvador, na data em que foi comemorado o Dia da Língua Portuguesa. A intenção é premiar anualmente autores e ilustradores destes países.
Na ocasião, a capital do estado da Bahia recebeu o título de Cidade da Cultura, em declaração assinada pelo ministro brasileiro Roberto Freire. Segundo Freire, a homenagem ocorreu devido às misturas culturais existentes na capital.
“Nós temos em Salvador, na Bahia, talvez o estado mais multicultural, que tenha a diversidade como algo central e tem a ver com as nossas ancestralidades. E, como de praxe, o país que é presidente temporário da CPLP, a cidade onde se realiza a reunião, se transforma a cidade cultural da CPLP. Para nós, brasileiros, é motivo de muito orgulho de dizer a todo mundo o que significa Salvador”, afirmou Freire.
O encontro contou com a participação de ministros e representantes do Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.