"Maio Amarelo": Salvador reduz em 45% número de mortes no trânsito

FOTO: Raúl Spinassé

Em pleno Maio Amarelo, campanha de conscientização pela segurança viária em vários países do mundo, uma notícia positiva para Salvador: nos últimos quatro anos, o número de mortes decorrentes de acidentes de trânsito caiu 45% na cidade. O dado foi destacado pelo prefeito ACM Neto e pelo titular da Transalvador, Fabrizzio Muller, durante coletiva de apresentação do sistema de semáforos inteligentes na cidade, realizada nesta segunda-feira (8), no Núcleo de Operações Assistidas (NOA) do órgão de trânsito, nos Barris.

A informação consta em estudos realizados pela Transalvador em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) e o IBGE. De acordo com os dados do órgão, em 2013 foram registradas 7,66 mortes a cada 100 mil habitantes. No ano de 2016, o número caiu para 4,66.

“Este resultado nos deixou muito felizes e é fruto de todo um trabalho feito pela Prefeitura de disciplinamento, fiscalização e controle do trânsito de Salvador, com foco na segurança viária. Às vezes as pessoas se queixam dessas ações, como os radares para o controle de velocidade e as multas. Só que nós, enquanto poder público, sabemos da importância de ter um controle efetivo e de apertar cada vez mais nesse sentido. A preservação das vidas no trânsito é absolutamente fundamental. Quem já perdeu um ente querido sabe a dor que é”, salientou o prefeito.

O superintendente da Transalvador ressaltou que, dentre o conjunto de ações realizadas para a redução do número de acidentes fatais de trânsito estão a fiscalização efetiva, com realização inclusive de blitze diárias de alcoolemia. Além disso, são promovidas ações de educação para o trânsito com uma série de palestras e capacitações em locais como escolas e universidades. Integram ainda a lista os investimentos em capacitação dos agentes de trânsito, em obras de intervenção viária e em tecnologia.

“Isso tem se refletido tanto nos números, como também na postura dos condutores. Mesmo de forma incipiente, nota-se uma mudança comportamental do motorista da cidade, principalmente em relação às faixas de pedestres e de bicicletas”, ressaltou Muller.

Maio Amarelo 

Uma das ações de mobilização e conscientização de motoristas e pedestres é o Maio Amarelo, parceria entre o poder público, empresas e a sociedade civil, com o objetivo de chamar a atenção para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, em todo o mundo. A Assembleia-Geral das Nações Unidas editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de ações para a segurança no trânsito”.

A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

 

Em Salvador, o lançamento dos primeiros semáforos inteligentes integra a programação dessa campanha de conscientização e educação para o trânsito, realizada na capital baiana pela Transalvador. A programação do Maio Amarelo começou semana passada, com o objetivo de discutir a temática da segurança viária e mobilizar a sociedade, em seus diversos segmentos, a engajar-se no movimento de propagar o conhecimento acerca do assunto.

O início das atividades foi marcado por uma palestra na Transalvador para alunos da Unijorge, que conheceram o funcionamento dos diversos setores do órgão e como cada um contribui para o trânsito da cidade. No último sábado (6), houve um grande evento educativo com a temática “Trânsito seguro”, no Colégio Antônio Vieira, voltada para crianças e adolescentes e com a participação de grupo de escoteiros. Tudo de forma lúdica.

Além disso, até esta terça-feira (9) ocorrem em semáforos do Comércio, Avenida Sete, Campo Grande, Cidade Baixa e Brotas ações para conscientizar motoristas, motociclistas e ciclistas sobre como se comportar de forma segura no trânsito. Já nas manhãs e tardes dos dias 12, 16 e 18, a Transalvador irá às garagens do consórcio de transporte coletivo público urbano, Integra Salvador Norte, para ministrar palestras de conscientização e direção defensiva para motoristas profissionais. A ação visa estimular os condutores de ônibus a exercerem sua atividade com mais segurança e respeito aos usuários.

Outras notícias

SAÚDE

Maternidade de Salvador apresenta estoque crítico no Banco de Leite Humano

16 de Maio de 2025

POLÍTICA

Iniciativa da gestão de Leo Prates na SMS de Salvador conquista reconhecimento internacional por inovação na saúde públi

16 de Maio de 2025

CIDADE

Travessia Salvador-Mar Grande retoma atividades após dois dias sem operar

16 de Maio de 2025

SAÚDE

Salvador recebe prêmio internacional por uso inovador de tecnologia na saúde pública

16 de Maio de 2025

POLÍTICA

Projeto de Alex Santana exige parecer técnico prévio para transferências voluntárias da União

14 de Maio de 2025

Texto está em análise na Câmara dos Deputados

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024