Deputado alerta sobre consequências da atividade pesqueira no período de defeso
FOTO: Divulgação SSP-BA
Após guarnições da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA) apreender aproximadamente 130kg de lagosta e 30kg de camarão rosa, no Mercado do Peixe (Água de Meninos), em Salvador, o deputado Marcell Moraes (PV) alerta para a pesca das espécies praticada no período de defeso.
“O defeso é o período do ano em que ficam proibidos a captura, armazenamento e a comercialização de uma determinada espécie marinha. Essa é uma medida adotada para que os animais fiquem protegidos no seu período de reprodução, mantendo assim o equilíbrio ambiental da espécie. Também é essencial que a compra e consumo de lagostas e demais frutos do mar seja evitada nessa época, falou Marcell.
Restaurantes, bares, peixarias, distribuidoras de pescado e quaisquer outras empresas que comercializem lagostas devem declarar seus estoques do crustáceo ao Instituo Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
O período de defeso das lagostas de espécies vermelha (P. argus) e cabo verde (P. laevicauda), vai até o dia 31 de maio no litoral Brasileiro. Os pescadores que desrespeitarem a regra ficam sujeitos a multas por quilo do produto irregular, além de penas de até três anos de detenção.
Denúncias sobre crimes ambientais podem ser repassadas através do telefone da coordenação da COPPA (71 99981-6817).