Ilhéus: esquema de fraude desviou R$ 25 mi e chegou a entregar carne estragada como merenda escolar
FOTO: REPRODUÇÃO
Uma reportagem exibida no Fantástico, da TV Globo, no último domingo (14) teve a cidade de Ilhéus, na Bahia, como destaque. Desta vez o assunto não foram as belezas da cidade turística, mas sim um descaso com a saúde e a educação local. Segundo a reportagem, em um esquema de licitações fraudulentas, as escolas chegaram a servir carne estragada para os alunos. O desvio total do esquema, que foi iniciado em 2009, gerou um prejuízo de R$ 25 milhões.
"O grupo criminoso forneceu carne com prazo de validade vencido há mais de dois anos para o município. [A fraude] atingia duramente as secretarias mais sensíveis da população: Saúde, Desenvolvimento Social e Educação", disse o promotor de Justiça Frank Monteiro Ferrari.
O grupo, que foi desarticulado por uma operação do Ministério Público Estadual fraudava e superfaturava os procedimentos licitatórios, através dos contratos realizados pela prefeitura da cidade.
A participante do Conselho de Alimentação Escolar, Elisângela Almeida, se mostrou indignada com a situação. "A gente fica revoltado, primeiro porque eu sei que o dinheiro veio, a alimentação foi licitada e passamos 4 anos vendo falta de merenda na escola. Meu filho estuda na escola central e passou 4 anos comendo biscoito e suco", afirmou.
Foram presos como integrantes desse grupo Enoch Andrade Silva, Thayane Santos Lopes, Wellington Andrade Novais, Lucival Bomfim Roque, Jamil Chagouri Ocké e Kácio Clay Silva Brandão.