Audiência Pública discute impactos da Via Atlântica sobre Parques de Pituaçu e do Vale Encantado
FOTO: REPRODUÇÃO
Na próxima quinta-feira (18), a Comissão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Salvador (CMS) promove uma audiência pública para discutir os impactos da Avenida Atlântica, projeto da prefeitura de Salvador que vai passar por cima de longa área do Parque Metropolitano de Pituaçu e deve cortar o Parque do Vale Encantado. A audiência pública foi solicitada pela vereadora Marta Rodrigues (PT) e irá ocorrer no auditório do Edifício Emerson José (Bahia Center), na Rua Ruy Barbosa, no Centro.
Os parques de Pituaçu e Vale Encantado são remanescentes da Mata Atlântica e abrigam fauna e flora exuberantes, além de muita água. O Vale Encantado tem aproximadamente 1 milhão de m² e, conforme ambientalistas, é de extrema relevância para a preservação da biodiversidade.
“Precisamos discutir este projeto e qual o modelo de cidade que queremos. São duas áreas de extrema importância para a sobrevivência de Salvador e não podemos deixar de discutir. Setores da sociedade civil estão reunidos e precisamos de muita discussão antes de qualquer aprovação ou execução de projeto de grande impacto como esse”, declarou a vereadora Marta.
Foram convidados para o debate os secretários municipais de Mobilidade Urbana, Fábio Mota; de Urbanismo, Guilherme Bellintani; a Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE); o Centro de Apoio às Promotorias de Meio Ambiente e Urbanismo (Ceama) do Ministério Público da Bahia (MP-BA); o secretário estadual de Meio Ambiente, Geraldo Reis; o secretário municipal da Cidade Sustentável, André Fraga, além de ambientalistas, arquitetos, urbanistas e setores da sociedade civil organizada.