Evento discute implementação de cuidados com meio ambiente e sustentabilidade em Salvador
Promovido pela vereadora e ambientalista Marcelle Moraes (PV), o evento alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente reuniu representantes do poder público e da sociedade civil para um amplo debate a respeito da questão ambiental na cidade
Crise de falta de água, aquecimento global, desmatamento desenfreado, além da poluição de rios e mares. Esses são apenas alguns dos problemas ambientais enfrentados pelas principais metrópoles do planeta. No sentido de conscientizar a população a respeito do tema e debater estratégias de promoção da sustentabilidade, a Câmara Municipal de Salvador (CMS) realizou na manhã desta segunda-feira (05) uma Sessão Especial no Centro de Cultura da casa legislativa.
Promovido pela vereadora e ambientalista Marcelle Moraes (PV), o evento alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente - lembrado em 5 de junho - reuniu representantes do poder público e da sociedade civil para um amplo debate a respeito da questão ambiental na cidade. "O momento foi de suma importância para trazermos à tona assuntos como preservação do meio ambiente e cuidado com os animais. Presenciar um auditório como esse lotado mostra que cada vez mais pessoas estão preocupadas com essas questões e que os entes públicos precisam tratar com a seriedade devida o assunto com a realização de ações concretas", declarou a edil.
Para deputado estadual Marcell Moraes (PV) o momento de cobrar dos governantes a implementação e investimento em ações efetivas para preservação ambiental. "A causa ambiental é uma bandeira suprapartidária e está acima das convicções de partido B ou C. É inadmissível um estado como a Bahia não ter quase que nenhuma política pública voltada para esse setor essencial para vida das pessoas. Esse também foi um momento de cobrar aos governantes a promoção de medidas efetivas para o meio ambiente e proteção dos animais porque quanto mais pessoas estiverem engajadas na luta de um meio ambiente mais sustentável vamos conseguir deixar um legado para as próximas gerações", cobrou o parlamentar.
Durante a sessão, o titular da pasta de Cidade Sustentável e Inovação da capital baiana, André Fraga, apresentou os avanços deflagrados pelo município com o plantio de 50 mil árvores em aproximadamente três anos, sendo grande parte espécies nativas da Mata Atlântica. O gestor também parabenizou Marcelle Moraes pela iniciativa. "Sabemos que ainda há muito a fazer mas conseguimos avançar bastante nos últimos anos em Salvador. Revitalizamos o Parque da Cidade que hoje se tornou um importante espaço de encontro do município. Infelizmente isso não tem acontecido nos parque administrados pelo Governo do Estado, já que Pituaçu e Abaeté encontram-se completamente abandonados. No mais, parabenizo a iniciativa do evento por criar mais um espaço de grande visibilidade para debatermos o tema", afirmou.
O evento contou ainda com a presença do presidente da CMS, Leo Prates (DEM), chefe de Gabinete da Prefeitura de Salvador, João Roma, o secretário de Trabalho, Esporte e Lazer, Geraldo Júnior, o presidente da Limpurb, Caio Moraes, representantes do Grupo Especial de proteção Animal da Guarda Municipal, dentre outras autoridades.