Baixa adesão à vacinação contra gripe preocupa especialista em Salvador


FOTO:REPRODUÇÃO

Esses são os últimos dias da estratégia na capital baiana

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) alcançou 81% de cobertura da vacinação contra a gripe, dentro da campanha que começou em março segue até a próxima terça-feira (30), visando alcançar o maior número possível de pessoas. 

Pouco mais de 667 mil doses foram aplicadas durante a campanha – número considerado baixo e longe da meta da gestão que é ter 90% da população vacinada. Os meses de junho e julho é período de maior circulação dos vírus respiratórios, principalmente, os vírus influenza (H1N1, H3N2 e influenza B

“A vacinação é a principal medida preventiva desta enfermidade que apresenta maior incidência nos meses de junho e julho. Por esse motivo é importante a imunização agora para que, no período de pico da doença, as pessoas com maior vulnerabilidade estejam protegidas, e essa baixa procura pela vacina nos preocupa. Em tempos de pandemia do coronavírus, não precisamos de leitos de emergência ocupados por indivíduos com sintomas gripais”, Doiane Lemos, subcoordenadora de Imunização do município. 

Os grupos prioritários que menos se imunizaram foram as crianças de seis meses a menores de seis anos com apenas 41% dos pequenos protegidos contra a doença, sendo que mais de 90 mil crianças precisam ser vacinadas ainda. Em seguida, em relação aos adultos acima de 55 anos faltam mais de 71 mil (61%) indivíduos; logo depois as gestantes com 9.495 (45%) e puérperas 876 (33%).

Podem buscar o serviço nas 142 salas de vacinas das 08h às 17h e nos três pontos de drives-thru das 08h às 14h, os idosos, trabalhadores de saúde, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, motoristas e cobradores do transporte público, portuários, além de gestantes, puérperas (mães no pós-parto até 45 dias), pessoas com deficiência e crianças de seis meses a menores de seis anos, ou seja, até 5 anos 11 meses e 29 dias. 

Para ter acesso às doses, os portadores de doenças crônicas deverão apresentar a prescrição médica com o motivo da indicação, ou seja, a patologia que o paciente apresenta. As puérperas também devem comprovar a que realização do parto nos últimos 45 dias.

Pontos de drives-thru: 

Atakadão Atakarejo de Alto de Coutos

5º Centro de Saúde Clementino Fraga, nos Barris 

Faculdade Baiana de Medicina no Cabula

Outras notícias

POLÍTICA

PF mira Marcos do Val e senador vai usar tornozeleira eletrônica

04 de Agosto de 2025

CIDADE

Veja quando e onde o abastecimento de água será interrompido na Bahia

04 de Agosto de 2025

CIDADE

Após tiroteio, ônibus não entram no Engenho Velho da Federação

04 de Agosto de 2025

SAÚDE

Anclivepa Bahia oferece curso prático de castração para veterinários e estudantes

04 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Leo Prates lança livro legislativo e reforça compromisso com a transparência e a boa política

04 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024